24/05/2024 às 10:36

Servidoras da Educação participam de encontro de mães atípicas

Evento da SEE discutiu as mudanças geradas pela maternidade e a vivência com filhos especiais

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A tarde de quinta-feira (23) foi especial no Espaço da Mulher, na Secretaria de Educação do DF (SEE), onde a Diretoria de Qualidade de Vida e Bem-estar no Trabalho (DQVT) e o Programa Estações promoveram o 1º Encontro com Mulheres e Mães Atípicas. O evento teve como objetivo discutir as mudanças geradas pela maternidade e a vivência de mães com filhos atípicos, explorando como esse processo afeta a mente, o corpo e as emoções das mulheres.

Encontro reuniu servidoras da Secretaria de Educação do DF em torno de debates e troca de ideias | Foto: Felipe de Noronha/SEE

“A troca entre mães atípicas é uma oportunidade de entender que não estamos sozinhas, que nossas lutas e vitórias são compartilhadas. Essa perspectiva é fundamental para nos fortalecer e nos ajudar a enfrentar os desafios diários”

Adriana Almeida, neurocientista e orientadora da SEE

Na abertura do encontro, a subsecretária de Gestão de Pessoas da SEE, Ana Paula Aguiar, falou sobre a importância do Espaço da Mulher para o acolhimento e fortalecimento das servidoras.

“Este é um lugar essencial para que possamos nos ouvir mutuamente”, afirmou a gestora. “A empatia e essa troca de experiências são extremamente importantes. Este espaço é dedicado a todo tipo de conversa. É um local para fortalecimento pessoal e coletivo, promovendo o crescimento e a resiliência de cada uma.”

As mães presentes puderam compartilhar suas experiências e interagir com a neurocientista, psicopedagoga e orientadora educacional da Adriana Almeida, que, durante sua palestra, abordou o tema “A Maternidade Atípica e os Efeitos no Cérebro da Mulher”, destacando a importância da troca de experiências entre mães atípicas.

Interação

“A troca entre mães atípicas é essencial”, ressaltou Adriana. “É uma oportunidade de entender que não estamos sozinhas, que nossas lutas e vitórias são compartilhadas. Essa perspectiva é fundamental para nos fortalecer e nos ajudar a enfrentar os desafios diários”.

As participantes também participaram de um bate-papo conduzido pela psicóloga Emília Chamma, da SEE. O diálogo proporcionou um momento acolhedor para as mães compartilharem suas histórias, desafios e conquistas, promovendo um senso de comunidade e apoio mútuo.

O Espaço da Mulher é um ambiente exclusivo para servidoras da SEE, criado para proporcionar momentos de diálogo, apoio e fortalecimento. A iniciativa tem como principal objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida, além de oferecer um lugar onde as servidoras possam se expressar livremente e encontrar suporte para suas necessidades específicas.

* Com informações da Secretaria de Educação do DF