Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
28/05/2024 às 17:14, atualizado em 28/05/2024 às 17:52
Esta foi a primeira edição do curso, que contou com a participação de cerca de 100 servidores do Executivo local
O Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu o primeiro curso sobre normas de funcionamento e de rito no âmbito das comissões de ética do Executivo local. A capacitação, promovida pela Escola de Governo, ocorreu na última quinta-feira (23) e contou com a participação de cerca de 100 servidores de 42 órgãos do GDF para compreender a Resolução nº 05, de 27 de junho de 2023, que dispõe sobre as comissões de ética.
Um dos principais objetivos do curso foi abordar os princípios que devem nortear os trabalhos das comissões, o funcionamento das comissões, as normas gerais do procedimento e as disposições finais. Por iniciativa da Comissão Geral de Ética Pública do Distrito Federal, o curso foi abordado de maneira didática e ilustrativa aos participantes.
“As comissões começaram a ser implementadas na primeira gestão do governador Ibaneis Rocha. É algo novo, mas de lá para cá fizemos muitas coisas, editamos algumas normas e regulamentações. Além disso, procuramos capacitar as pessoas para colocar em prática de forma mais experiente o exercício das comissões. A ideia é que possamos promover mais cursos com essa temática”, afirmou o presidente da Comissão-Geral de Ética Pública, Renato Oliveira Ramos.
Um dos principais objetivos do curso foi abordar os princípios que devem nortear os trabalhos das comissões, o funcionamento das comissões, as normas gerais do procedimento e as disposições finais
A comissão de ética em um governo público é crucial para manter a integridade e a transparência entre os servidores e seus envolvidos, prevenindo corrupção e fraudes. Ela promove a confiança da população, orienta sobre padrões éticos, gerencia conflitos de interesse e assegura decisões em prol do bem comum. De acordo com Renato Ramos, a comissão de ética permite que o serviço público opere de maneira justa e responsável, fortalecendo a eficácia e a legitimidade das instituições.
“É muito importante termos uma comissão no âmbito do GDF porque é um órgão de controle, que verifica eventuais conflitos de interesses, além de dar maior transparência à população com relação à atuação dos gestores públicos”, concluiu.