Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
03/06/2024 às 16:32
A coleta de dados para a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada já atingiu 80% da amostra prevista
Em junho, os agentes de coleta do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) estão indo de porta em porta nos domicílios selecionados nas regiões administrativas de Águas Claras, Arniqueira, Lago Norte, Lago Sul, Park Way, Plano Piloto e São Sebastião; nos municípios de Alexânia e Santo Antônio do Descoberto, em Goiás; e na área rural do DF para finalizar a coleta de dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A).
É justamente nas regiões de maior concentração de renda, como no Lago Sul, Lago Norte e Park Way que há maior dificuldade em sensibilizar os moradores sobre a importância da pesquisa e fazer com que respondam o questionário. É essencial que a população participe da pesquisa para que o levantamento alcance consistência amostral suficientemente representativa para a região.
Identificação
Todos os pesquisadores estão identificados com a logomarca do Governo do Distrito Federal e da empresa contratada para o levantamento. O uniforme é composto por colete, boné, camisa e crachá com QR Code, que dá acesso à plataforma Valida Pesquisador, em que é possível checar fotografia, nome, matrícula, empresa e pesquisa que o agente está vinculado. Caso essas informações não apareçam, o pesquisador não é validado pelo IPEDF.
Alcance ampliado
A Pdad-A é a atualização da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) e compreende, além das 35 regiões administrativas, a área rural do Distrito Federal e os 12 municípios goianos que integram o Entorno, somando as localidades anteriormente abrangidas pela Pdad Rural e pela Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (Pmad). Os dados obtidos serão utilizados pelos gestores públicos na elaboração e implementação de políticas adequadas às necessidades da população, além de investimentos mais efetivos.
Todos os pesquisadores estão identificados com a logomarca do Governo do Distrito Federal e da empresa contratada para o levantamento. O uniforme é composto por colete, boné, camisa e crachá com QR Code, que dá acesso à plataforma Valida Pesquisador, onde é possível checar fotografia, nome, matrícula, empresa e pesquisa que o agente está vinculado
“Já realizamos sete edições da pesquisa e isso nos possibilita conhecer e acompanhar o perfil socioeconômico do DF. É um estudo que, de fato, orienta as ações de governo, subsidiando o planejamento e formulações de políticas públicas, assim como identificando demandas e carências das áreas pesquisadas, a dinâmica do crescimento populacional, natalidade e envelhecimento populacional, como também monitorar os perfis das RAs, se estão crescendo ou diminuindo sua população”, ressalta o coordenador de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas do IPEDF, Jusçanio de Souza.
As informações da Pdad-A estão disponíveis para a população no site pdad.ipe.df.gov.br. Nele, é possível verificar a matrícula do pesquisador, fazer sugestões ou críticas, além de entender os principais pontos do levantamento.
*Com informações do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF)