Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/06/2024 às 18:12
O objetivo é celebrar a progressão da melhora do recém-nascido
Para humanizar o atendimento e transformar um momento de angústia e preocupação em boas lembranças, a equipe de enfermagem da Sala de Assistência do Recém-Nascido (SARN), mais conhecida como aquário, do centro obstétrico do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realiza ensaios fotográficos temáticos com os bebês que recebem alta para ficar com a mãe. A equipe do aquário é composta por uma enfermeira neonatologista, dois pediatras neonatologistas, dois técnicos de enfermagem e uma fisioterapeuta.
“Essa é uma maneira de comemorar a progressão da melhora do recém-nascido, que, muitas vezes, chegou grave aqui e vai sair estável para outras unidades. Somos nós que atendemos os recém-nascidos desde os primeiros minutos de vida. Fazemos o primeiro atendimento ainda no centro cirúrgico ou na sala de parto. Se o bebê tiver algum tipo de complicação na hora do nascimento, ele é trazido para o aquário, onde é estabilizado e colocado na incubadora até conseguir uma vaga em outro setor ou ser liberado para a enfermaria da maternidade”, explica a enfermeira neonatologista Ariodene Lima.
Desde o Novembro Roxo, mês de conscientização da prematuridade, a equipe que fica na SARN faz ensaios temáticos. Primeiro, foi realizado um mural de fotos com os bebês que recebiam alta. Num segundo momento, a equipe começou a confeccionar o material e, desde então, fez os registros no Natal, no Carnaval, na Páscoa e, nesta semana, de festa junina. Todas as fotos são autorizadas pelos pais.
A enfermeira Kamili de Oliveira e a técnica de enfermagem Sheila Lorrane Nunes também ajudam na confecção dos materiais usados tanto no dia a dia, como os utilizados nos ensaios temáticos. São faixas, lacinhos e materiais de apoio para utilização dentro da incubadora, tudo feito com muito carinho e delicadeza.
“Fazemos a confecção dos enfeites para as fotos, como do material para uso no dia a dia. Ajustamos o material e deixamos tudo adaptado para os recém-nascidos, que possuem a pele mais delicada, principalmente os prematuros”, explica a técnica de enfermagem Keyssiane Vieira.
*Com informações do IgesDF