17/06/2024 às 16:33

Projeto Soletrando no Campo auxilia alfabetização de alunos em Brazlândia

Final do projeto, que passa por diversas escolas do campo da CRE de Brazlândia, ocorrerá em 4 de julho

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Para auxiliar o processo de alfabetização dos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, professores e pedagogos investem em diferentes projetos que, de forma lúdica, ajudam na promoção de uma aprendizagem significativa da escrita e leitura. Nas escolas do campo de Brazlândia, um torneio de soletração incentiva os estudantes na hora de aprender e promove o fortalecimento da autoconfiança e da autoestima.

O projeto Soletrando no Campo, idealizado em 2017, visa proporcionar aos estudantes uma oportunidade de desenvolver habilidades de pensamento fonológico e mentalização da palavra antes de escrever. Antes de chegar na grande final, o projeto passa pelas escolas do campo da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Brazlândia para selecionar os finalistas.

Com a presença de 21 estudantes, a final da Escola Classe Polo Agrícola da Torre ocorreu na última semana | Fotos: Mary Leal/SEEDF

Em 2024, na 6ª edição do torneio, seis escolas do campo participam da fase classificatória. São elas: Escola Classe Polo Agrícola da Torre, Escola Classe Bucanhão, Escola Classe Incra 08, Escola Classe Incra 06, Escola Classe Almécegas e Centro Educacional Maria Regina Velanes Regis. A grande final interescolar está marcada para acontecer em 4 de julho na Escola Técnica de Brazlândia.

Na última semana, foi a vez da Escola Classe Polo Agrícola da Torre realizar a final da unidade escolar para selecionar os seus representantes para a grande final. Com a apresentação da professora Valéria Rosa, idealizadora e coordenadora do projeto Soletrando no Campo, o evento contou com a participação de 11 crianças na categoria inclusiva e 10 na categoria geral.

“Eu idealizei o Soletrando no Campo com o objetivo de auxiliar a alfabetização das crianças, inclusive aqueles que possuem maiores dificuldades. Então, ver essas crianças que já passaram por tantos obstáculos apresentarem as palavras de forma tão segura agora é muito gratificante”, comenta Valéria.

O estudante Jonatas Santos (centro) foi o vencedor da categoria inclusiva e vai disputar a grande final no dia 4 de julho

Além da categoria geral, o projeto promove também uma categoria inclusiva, na qual competem crianças que já apresentaram dificuldade de alfabetização, repetência ou possuem diagnóstico de algum transtorno de aprendizagem. Com a competição, eles têm a oportunidade de vencer esses obstáculos com a ajuda e a torcida dos colegas e professores.

Finalistas

A competição foi marcada por momentos de tensão e expectativa, à medida que os participantes enfrentavam uma série de desafios ortográficos. Cada criança demonstrou um notável domínio das palavras, deixando claro o impacto positivo do projeto na sua capacidade de lidar com a escrita e a língua portuguesa como um todo.

Destacando-se entre os participantes, dois estudantes da EC Polo Agrícola da Torre avançaram para a final geral de Brazlândia após conquistarem os primeiros lugares nas respectivas categorias. O estudante Jonatas Santos foi o vencedor da categoria inclusiva, enquanto na categoria geral o primeiro lugar ficou com a aluna Sabrina Vitória Silva.

Na categoria geral, a aluna Sabrina Vitória (centro) ficou com o primeiro lugar: “Estudei muito em casa com minha família”

A conquista não apenas evidencia o talento dessas crianças, mas também ressalta o sucesso do projeto em sua missão de cultivar habilidades linguísticas e promover a confiança dos alunos. “Eu estou muito feliz pela minha vitória. Estudei muito em casa com minha família”, comemora a aluna Sabrina Vitória Silva, 11 anos, primeiro lugar no torneio. Ela estava acompanhada da mãe, Sinária Paiva e Souza, que torceu com muita emoção durante toda a competição. “Eu muito orgulhosa com essa vitória dela.”

Ao final do evento, a professora Valéria Rosa expressou a satisfação com o desempenho dos estudantes e reiterou o compromisso contínuo da escola em fornecer oportunidades de aprendizagem enriquecedoras. “O Soletrando não é apenas uma competição, mas uma jornada de crescimento e descoberta para todos os envolvidos. Parabéns a todos os competidores e que continuemos a trilhar esse caminho de excelência educacional juntos”, declarou.

Confira os ganhadores

Categoria geral
→ Sabrina Vitória Sousa Silva – 1º lugar
→ Vitória Farias da Silva – 2º lugar
→ Sofia Lara Freitas Rios – 3º lugar

Categoria Inclusiva
→ Jonatas Santos de Jesus – 1º lugar
→ Ray Gonçalves da Silva – 2º lugar
→ Alerrandro Oliveira Germano – 3º lugar

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)