Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
20/06/2024 às 18:26, atualizado em 20/06/2024 às 21:39
Levantamento deve entrevistar 5 mil homens e mulheres para compreender quem são as vítimas e os agressores de crimes de gênero no DF
O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), por meio da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais, realizará uma pesquisa sobre a violência contra a mulher no DF, intitulada “Panorama da violência contra a mulher no Distrito Federal”. O levantamento buscará compreender quem são as vítimas de violência na capital, traçando um perfil sociodemográfico dessas mulheres.
O estudo também vai investigar o perfil dos agressores, os locais onde a violência ocorre, a percepção da população sobre a evolução dos casos de violência contra as mulheres ao longo do tempo, e outras informações fundamentais para a definição de ações e prioridades do governo.
A pesquisa quantitativa será feita com aplicação de questionário em uma amostra da população do Distrito Federal. A ideia é entrevistar 5 mil homens e mulheres, de forma presencial, em pontos de fluxo populacional, sobre temáticas relacionadas à violência de gênero, como percepção sobre a evolução de situações de violência contra a mulher nos últimos 12 meses; o testemunho de alguma situação de violência de gênero e identificação do local e do autor.
Para uma segunda etapa da pesquisa, pretende-se entrevistar apenas mulheres sobre situações de violência sofridas nos últimos 12 meses. O Decreto nº 45.930, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (20), destina crédito suplementar no valor de R$ 661 mil para a realização do estudo.
“A realização dessa pesquisa inédita no Distrito Federal será fundamental para guiar a ação do governo e da sociedade civil em busca de soluções que garantam a vida e a segurança das mulheres”, afirma a diretora de Estudos e Políticas Sociais do IPEDF, Marcela Machado. “Para enfrentar a violência contra a mulher, é preciso conhecer o fenômeno, entender quem são as vítimas e seus agressores. Os dados levantados por essa pesquisa buscarão, justamente, contribuir para ampliar esse conhecimento.”
*Com informações do IPEDF