27/06/2024 às 15:21, atualizado em 27/06/2024 às 16:12

Associação Moçambicana para as Vítimas em Segurança Viária conhece trabalho do DER-DF

Representantes estrangeiros e professor da UnB trocaram ideias sobre controle de trânsito e educação

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), a visita de Francisco Cabo, representante da Associação Moçambicana para as Vítimas em Segurança Viária (Amviro) e do professor peruano Pastor Willy Gonzales Taco, do programa de pós-graduação em transporte (PPGT) da Universidade de Brasília (UnB).

O objetivo principal da visita foi apresentar as ações e as instalações que compreendem o Centro de Controle Operacional (CCO) e a Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia). É no CCO que o videomonitoramento e a gestão de tráfego do Distrito Federal são realizados. Com uso de tecnologia de ponta, o órgão garante a segurança e a fluidez do trânsito nas rodovias.

Comitiva levará para Moçambique experiência de projetos do DER-DF | Foto: Divulgação/ DER-DF

A Transitolândia, por sua vez, é uma iniciativa educativa voltada para a conscientização e a educação de trânsito para crianças e jovens. Com simulações realistas e atividades interativas, a escola busca promover uma cultura de segurança e responsabilidade no trânsito desde cedo.

Francisco Cabo destacou a importância de levar as boas práticas efetuadas pelo DER-DF para Moçambique, onde a Amviro atua intensamente na promoção da segurança viária e no apoio às vítimas de sinistros de trânsito.

“Esta minha vinda a Brasília é uma oportunidade de conhecer de forma mais profunda a metodologia de trabalho do DER-DF na educação para as crianças e o desenvolvimento do tráfego. É uma oportunidade de capitalizar ao máximo para termos uma parceria e replicar as ações para o meu país”, concluiu.

A Amviro atua na promoção da segurança viária e no apoio a vítimas de acidente em Moçambique

Pastor Willy Taco reforçou a relevância da colaboração internacional e do compartilhamento de experiências entre instituições de ensino e órgãos de trânsito: “É uma oportunidade de abrir uma nova fronteira de trabalho e cooperação conjunta e seguir os trabalhos na questão de transporte e mobilidade multidisciplinar”.

O organizador da visita, agente de trânsito rodoviário Rodrigo Nunes Cavalcante, ressaltou a importância de parcerias como essa para o fortalecimento das práticas de segurança viária e educação no trânsito, não apenas no Brasil, mas também em nível internacional. “A visita de Francisco Cabo e do professor Pastor ao DER-DF marca um importante passo na cooperação internacional em prol da segurança viária e da educação no trânsito, abrindo portas para futuras colaborações e intercâmbios de conhecimento entre Brasil e Moçambique”, afirmou Cavalcante.

O presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior, destacou que o órgão está sempre à disposição para receber visitantes nacionais e internacionais que queiram conhecer tanto o trabalho quanto as dependências da autarquia.

“É uma honra para todos nós do DER-DF receber essas visitas. É um sinal claro de que o trabalho que vem sendo realizado pelo órgão dá resultados e ultrapassa as fronteiras do Brasil. As portas estão sempre abertas”, finalizou Nacfur.

*Com informações do DER-DF