Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/06/2024 às 17:48
Evento ocorre nesta quinta e na sexta, no auditório do MEC, e reúne gestores do país; um dos principais objetivos é a troca de experiências entre os estados brasileiros
Nesta quinta-feira (27), a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, representou o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) no Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O evento, que ocorre nesta quinta e sexta (27 e 28), reúne representantes de todo o país com o objetivo de discutir e aprimorar o Ensino Médio articulado à Educação Profissional e Tecnológica (EM-EPT).
Um dos principais focos do encontro é a troca de experiências entre os estados brasileiros, visando fortalecer políticas que valorizem e promovam a Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, o encontro discute políticas de valorização e fomento da Educação Profissional e Tecnológica, para estimular a ampliação da oferta de vagas nas redes estaduais de ensino, no contexto da escola em tempo integral.
Segundo a secretária Hélvia Paranaguá, o encontro é uma excelente oportunidade para trocas de experiências exitosas e reflexões importantes. “É uma honra estar aqui representando o Consed nesse encontro, que é uma grande oportunidade para discutirmos sobre a realidade brasileira do ensino médio articulado ao ensino profissional e tecnológico e compartilharmos boas práticas e experiências de todo o país”, agradeceu.
Integrando diferentes setores como educação, trabalho, desenvolvimento social e empresas, o evento busca garantir que a Educação Profissional e Tecnológica seja não apenas efetiva, mas também relevante para os estudantes. Para Hélvia, “essa colaboração intersectorial permite que os estudantes tenham acesso a uma formação mais completa, que vai além do conteúdo acadêmico tradicional. Inclui habilidades práticas, experiências de trabalho e o desenvolvimento de competências socioemocionais, preparando-os melhor para o mercado e para a vida.”
A secretária também ressaltou a importância do fomento para a execução das metas estipuladas. “Precisamos de fomento, sem isso os estados não conseguem avançar. Precisamos pensar sim em ampliar a escola integral, mas primeiro possibilitar o acesso aos alunos regulares, garantir a inclusão aos neurodivergentes. Temos que ter metas reais e, sobretudo, fomento para executá-las”, ponderou.
*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)