27/06/2024 às 11:57, atualizado em 27/06/2024 às 11:58

Gestores do Hospital de Base participam de oficina de Matriz Swot

Ferramenta de gestão é usada para identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa e aperfeiçoar o planejamento estratégico

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Gestores do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) receberam, na terça-feira (25), a visita de representantes da Superintendência de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos (Sumec) para a realização de uma oficina de Matriz Swot e planejamento estratégico do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). A Matriz Swot é uma estratégia de gestão usada para identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa. 

Os colaboradores do HBDF foram reunidos para discutir, identificar e debater os pontos fortes e as fracos do hospital e do instituto, bem como analisar possíveis ameaças e identificar as oportunidades que vão ajudar a orientar a revisão do planejamento estratégico do IgesDF.

Na reunião, gestores do Hospital de Base e representantes do IgesDF debateram pontos em que podem melhorar o planejamento estratégico | Fotos: Pollyana Cabral/ IgesDF

O superintendente do Hospital de Base, Guilherme Porfírio, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da oficina: “Com o planejamento estratégico será possível dar uma identidade mais forte ao hospital, levantando a bandeira da alta complexidade”.

Assessor técnico da Sumec, Luiz Fillipe Rodrigues orientou os participantes da oficina a respeito da revisão anual do planejamento estratégico quadriênio 2024-2027 e mostrou os resultados da pesquisa de percepção sobre o IgesDF realizada com todos os colaboradores do instituto. “Essa pesquisa foi fundamental para entender os desafios para concretizar a nossa estratégia”, disse Luiz Fillipe.

Os presentes foram divididos em grupos para que fossem realizadas trocas de experiências e debates, ao mesmo tempo, em que faziam sugestões dentro das quatro opções da matriz.

“Cada vez mais, vamos trabalhar os indicadores com vocês, trabalhar os métodos de gestão, análise crítica e desenvolver os planos de ação importantes para dirimir os problemas”, encerrou Guilherme Porfírio.

O mesmo modelo de oficina já foi realizado com as equipes de gestores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e da Unidade Central de Administração (Ucad). A programação prevê mais uma edição na próxima semana, agora com os gestores das unidades de pronto atendimento (UPAs).

*Com informações do IgesDF