04/07/2024 às 17:07

Palestra sobre ética reúne mais de 500 participantes

Evento, realizado no auditório do Dnit, marcou a assinatura de uma parceria entre a Defensoria Pública do DF e a Organização Internacional Nova Acrópole

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A palestra Ética como expressão da Justiça, ministrada pela filósofa Lúcia Helena Galvão, reuniu mais de 500 participantes no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) durante a assinatura da parceria entre a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e a Organização Internacional Nova Acrópole, instituição dedicada à filosofia, cultura e voluntariado. O evento foi realizado nesta quinta (4). 

Com a palestra, público teve acesso aos princípios básicos da ética | Foto: Divulgação/DPDF

A abertura do encontro contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica Juvenil do Programa Criança para o Bem da Nova Acrópole, que atende 200 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social contribuindo com a formação humana, solidária e cidadã dos participantes.

“Ao firmar o termo de cooperação técnica com a Nova Acrópole, temos o intuito de alcançar cidadãos que até então não eram atendidos pela instituição”

Celestino Chupel, defensor público-geral

A palestrante reforçou que a ética é um alicerce para a prática da justiça, incentivando os participantes a refletirem sobre seus próprios valores e comportamentos: “Essa reflexão é crucial para garantir que as ações e decisões no campo jurídico sejam guiadas por princípios morais sólidos, reforçando a importância da filosofia na formação e prática jurídica e discutindo  como os princípios éticos podem ser aplicados na defesa dos direitos dos cidadãos”.

O defensor público-geral, Celestino Chupel, falou sobre a importância da nova parceria: “Ao firmar o termo de cooperação técnica com a Nova Acrópole, temos o intuito de alcançar cidadãos que até então não eram atendidos pela instituição. Essa parceria de sucesso unirá a expertise jurídica à abordagem educacional e filosófica, trazendo imensuráveis  ganhos para a comunidade”.

Morador de Águas Claras, Rui Lins, 36, avaliou a palestra como uma oportunidade para quem busca não apenas conhecimento teórico, mas também orientação prática para viver de acordo com princípios éticos sólidos: “Lúcia Helena Galvão orienta sobre como transformar positivamente a nossa vida e o nosso entorno e enfatiza como a prática de princípios éticos pode melhorar a qualidade de vida, relacionamentos interpessoais e a convivência em sociedade”.

Cooperação técnica

A cooperação técnica firmada entre a DPDF e a Nova Acrópole tem como objetivo ofertar assistência educativa, prática e filosófica aos cidadãos e ao público interno, por meio da interação em atividades acadêmicas e sociais como palestras, cursos e capacitações presenciais e à distância ministradas na DPDF, na Nova Acrópole e nas comunidades.

O objetivo é fortalecer a capacitação cidadã e a formação humana, o desenvolvimento e apoio de projetos sociais e o atendimento integrado junto à sociedade. Além disso, a parceria trará também novidades ao projeto Conhecer Direito, que a DPDF vai lançar no segundo semestre deste ano.

*Com informações da DPDF