04/07/2024 às 14:18

Palestra sobre reabilitação de fauna silvestre reúne policiais militares

Iniciativa, do Instituto Brasília Ambiental, visa trocar experiências para aperfeiçoar o atendimento aos animais 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nesta terça-feira (2),  Instituto Brasília Ambiental ministrou palestra no Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) para a apresentação da parceria firmada entre autarquia e a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV) que resultou na criação do Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre (Hfaus). 

Participantes do encontro puderam trocar experiências sobre a atuação em operações ambientais | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O objetivo do evento foi trocar experiências com a corporação para dar mais efetividade no atendimento prestado. Além dos servidores do Brasília Ambiental que integram as comissões de gestão e de monitoramento e avaliação do Hfaus, participaram o biólogo Thiago Marques e a coordenadora do hospital, Paula Cezário.

Na ocasião, os palestrantes falaram sobre os serviços executados no hospital, as estatísticas dos atendimentos e a qualificação dos profissionais, além de dar orientações técnicas sobre o resgate de animais silvestres e a biossegurança – conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.

Parcerias

“Temos parceiros excelentes que nos ajudam no dia a dia, e esse trabalho integrado do nosso governo é o que faz a diferença na hora de entregarmos serviço de qualidade”, pontuou o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.

Por sua vez, o subchefe da Seção de Operações e Instrução do BPMA, tenente André Luiz, afirmou: “Essa capacitação reforça a importância de sedimentarmos parcerias com órgãos ambientais em prol da natureza, tendo em vista que os trabalhos desenvolvidos favorecem a busca por um meio ambiente ecologicamente equilibrado”.

Estão programadas para este mês outras três palestras no BPMA, de forma a alcançar o maior número possível de policiais que atuam nos resgates de fauna silvestre no DF.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental