15/07/2024 às 18:31, atualizado em 16/07/2024 às 13:36

Microrrevestimento asfáltico no Pistão Norte começa nesta quarta (17)

O trecho onde o DER-DF vai fazer o serviço tem um total de 5 km, que será executado por etapas, entre as 22h e as 7h, para evitar transtornos no trânsito

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) vai começar na próxima quarta-feira (17) o serviço de microrrevestimento asfáltico na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho do Pistão Norte.

O serviço de microrrevestimento asfáltico no trecho do Pistão Norte da Estrada Parque Contorno será feito por etapas de 700 metros | Arte: Ascom DER-DF sobre tela do Google Maps

A melhoria será realizada em etapas, em trechos de 700 metros por vez, em toda a extensão da via, num total de cinco quilômetros, entre as 22h e as 7h, para minimizar os impactos no trânsito da via, por onde trafegam diariamente cerca de 65 mil motoristas.

“Essa melhoria viária vai proporcionar mais segurança, conforto e comodidade para quem trafega por este trecho. É uma ação que vai fazer total diferença para os motoristas”

Cristiano Cavalcante, superintendente de obras do DER-DF

Na primeira etapa, os trabalhos serão realizados no sentido Taguatinga-Estrutural e terão início na altura do viaduto da Estrada-Parque Taguatinga (EPTG/DF-085). Posteriormente, as obras seguirão no sentido contrário.

O serviço que impermeabiliza o asfalto será realizado por administração direta, isto é, com pessoal, maquinário e insumos próprios do órgão.

“Essa melhoria viária vai proporcionar mais segurança, conforto e comodidade para quem trafega por este trecho. É uma ação que vai fazer total diferença para os motoristas”, explicou o superintendente de obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante.

Como é feito

Uma usina móvel – cuja produção diária estimada é de 9 mil m² de camada dupla de microrrevestimento asfáltico – percorre o trecho e deposita uma camada fina de asfalto, de 1,5 centímetro de espessura, composta por uma mistura de brita, cal e emulsão especial.

O objetivo da utilização do microrrevestimento asfáltico é justamente recuperar o pavimento e aumentar assim sua vida útil em pelo menos cinco anos.

Essas ações estão programadas pelo DER-DF para ocorrer ainda este semestre em outras importantes rodovias distritais.

*Com informações do DER-DF