15/07/2024 às 13:12, atualizado em 15/07/2024 às 13:13

Parentes de 219 aposentados falecidos são convocados para acerto financeiro

Chamado do Iprev-DF visa buscar o ressarcimento de pagamentos indevidos a pensionistas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (15) o Edital de Convocação nº 04/2024, que chama familiares de 219 aposentados e pensionistas falecidos relacionados em lista para comparecer à Gerência de Acertos Financeiros (Geafi) no prazo improrrogável de 30 dias.

A convocação é a última tentativa de contato com os familiares dos beneficiários falecidos. Antes desse procedimento, o Iprev-DF já tentou se comunicar por meio de correspondência com aviso de recebimento (AR) pelos Correios.

Pessoas convocadas devem comparecer à sede do Iprev-DF, no Setor Comercial Sul | Foto: Divulgação/Iprev-DF

O chamamento tem por objetivo buscar o ressarcimento de pagamentos indevidos a aposentados e pensionistas já falecidos. São considerados indevidos os pagamentos depositados pelo GDF na conta bancária do titular do benefício após o óbito.

Movimentações bancárias realizadas por herdeiros ou terceiros dos valores depositados indevidamente constituem enriquecimento sem causa e podem configurar fraude previdenciária a ser apurada pelo Ministério Público.

O parágrafo 3º do artigo 164 da portaria nº 16, de 24 de janeiro de 2019, estabelece:  “(…) à exceção dos valores referentes aos parágrafos de que trata este artigo, todos os valores pagos pelo Iprev-DF a segurado falecido referente ao período pós-óbito deverão ser objeto de devolução”.

Os familiares devem comparecer à unidade do Iprev-DF localizada no Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 9, Torre B, 1º andar, Edifício Parque Cidade Corporate. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Confira a convocação.

*Com informações do IprevDF