17/07/2024 às 11:41

Mais de 50 custodiados se formam em ensino médio pelo EJA

Ensino de Jovens e Adultos foi promovido pelo Centro Educacional 01 (CED 01), que ministra aulas de ensino regular nos três turnos nas unidades prisionais

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Entre os dias 5 e 10 deste mês, 58 custodiados do sistema prisional do Distrito Federal participaram de cerimônias de formatura que celebraram a conclusão do terceiro ano do ensino médio pelo Ensino de Jovens e Adultos (EJA), promovido pelo Centro Educacional 01 (CED 01). A instituição ministra aulas de ensino regular nos três turnos nas unidades prisionais.

Formatura de custodiados representa o compromisso do governo com a promoção da educação e do trabalho, nas unidades prisionais do DF, como pilares da ressocialização individual, segundo o secretário Wenderson Teles | Foto: Divulgação/Seape

No dia 7, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) realizou a formatura de 11 custodiados. No dia 8, as Ppenitenciárias I e II (PDFs I e II) reuniram 20 formandos para a cerimônia de entrega dos certificados na área externa da PDF I.

No dia 9, foi a vez do Centro de Detenção Provisória (CDP) e da Penitenciária do Distrito Federal IV (PDF IV) celebrarem a conclusão do curso de nove custodiados. Na tarde do mesmo dia, o Centro de Internamento e Reeducação (CIR) organizou uma cerimônia com coffee break para nove custodiados. Por fim, no dia 10, a Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) reuniu nove custodiadas na capela da unidade para celebrar suas conquistas.

As cerimônias contaram com a presença de representantes da Vara de Execuções Penais do DF (VEP-DF), do Núcleo de Controle e Fiscalização do Ministério Público (Nupri/MPDFT), diretores, educadores e pedagogos do CED 01, policiais penais dos Núcleos de Ensino das unidades (Nuens), além de familiares dos formandos.

“É compromisso do governo a promoção da educação e do trabalho no contexto das unidades prisionais do DF, como pilares da ressocialização individual. E é baseado neste compromisso que a Seape trabalha para viabilizar novas turmas de ensino regular e oportunizar cursos técnicos e oficinas em todas as unidades prisionais”, destacou o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles.

*Com informações da Seape