18/07/2024 às 18:47

Gestores debatem desempenho do Hospital de Santa Maria no primeiro semestre

Entre os destaques está a criação do painel de monitoramento interno das portas da emergência

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A superintendência do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizou mais uma edição da reunião de indicadores de performance. O encontro ocorreu segunda-feira (15) e contou com a presença de todas as chefias de equipes de gestão do hospital. Além de avaliar e discutir o desempenho de cada setor, foram analisados os dados do 1º semestre de 2024.

“Nosso objetivo nesta reunião mensal é observar a produtividade do hospital neste meio de mês e definir metas que sejam alcançadas até o final do mesmo mês. É uma reunião rotineira e estratégica que nos ajuda a alcançar as metas do contrato de gestão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)”, explica a superintendente do HRSM, Eliane Abreu.

Foram realizadas, no primeiro semestre, mais de 26 mil consultas no HRSM, número que bate a meta estabelecida pelo IgesDF para o período | Foto: Divulgação/IgesDF

O hospital bateu a meta no número de consultas médicas especializadas no período, tendo realizado 26.328 consultas. Já na urgência e emergência da ortopedia, foram 11.598 atendimentos e na área de ginecologia/obstetrícia, ao todo, foram realizadas 2.609 consultas médicas.

Destaque

O grande destaque apontado na reunião foi a criação do painel de monitoramento interno que possibilita acompanhar em tempo real a situação de todas as portas de emergência ー prontos-socorros adulto e infantil e centro obstétrico ー, semelhante ao já existente nas unidades de pronto atendimento.

“Conseguimos monitorar o tempo de espera de cada paciente após ele passar pela classificação de risco. Assim, é possível dar mais celeridade aos atendimentos. Os gerentes conseguem acompanhar até pelo celular e monitorar os pacientes mais graves, classificados como vermelhos e laranjas”, explica o assessor técnico da Gerência Geral de Assistência, Geraldo Silva.

O painel, criado por Geraldo e por Hericson Sousa, está em fase de testes e de aprovação pelos gestores.

*Com informações do IgesDF