18/07/2024 às 10:46, atualizado em 18/07/2024 às 11:24

Novo acesso do Sudoeste ao Parque da Cidade começa a ser construído

Entrada na altura do Estacionamento 3 facilitará o fluxo nas proximidades do Pavilhão de Exposições e será feita por meio de uma rotatória, semelhante aos acessos existentes na Asa Sul. Construção integra as obras do Corredor Eixo Oeste, na Epig

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

Um novo acesso do Sudoeste ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek começou a ser construído na altura do Estacionamento 3, próximo ao Pavilhão de Exposições. A nova entrada será mais uma alternativa para os motoristas que transitam pelo local e desejam acessar a área central de Brasília ou o Sudoeste a partir do parque ou da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), respectivamente. Atualmente, isso só é possível por meio dos acessos ao Eixo Monumental e próximo ao Departamento de Polícia Especializada (DPE), no viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, inaugurado pelo GDF em outubro de 2023.

A entrada será acessada por meio de uma pista da Epig que desembocará em uma rotatória dentro do parque em frente ao Estacionamento 3 | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

“Antes quem estava em algum evento no Pavilhão ou no Estacionamento 3 tinha que dar uma volta muito grande. Com esse novo acesso, vamos melhorar a parte de fluidez e segurança viária, uma vez que a pessoa vai se deslocar menos para o destino final. Ela vai ganhar tempo”, comenta Bruno Almeida, engenheiro da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF).

A entrada será acessada por meio de uma pista da Epig que desembocará em uma rotatória dentro do parque em frente ao Estacionamento 3, dando acesso a duas pistas em cada sentido, como ocorre nos acessos disponíveis na Asa Sul.

Arte: Fábio Nascimento/Agência Brasília

Enquanto o trecho está em obras, as quatro faixas existentes no local foram interditadas e um desvio foi montado em um pedaço do estacionamento, onde funciona uma faixa em cada sentido.

Essa é mais uma etapa do trecho 4 da obra da Epig no Corredor Eixo Oeste, que terá 38,7 quilômetros de extensão de faixas exclusivas para o BRT ligando o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto.

O Governo do Distrito Federal (GDF) investe R$ 160 milhões na construção para melhorar a mobilidade da região e conectar o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto. Viadutos, corredores exclusivos do BRT (Bus Rapid Transit) com estações, ciclovias, passagens de pedestres e calçadas estão entre os serviços divididos entre as seis etapas.

Rota alternativa

Morador do Sudoeste, o aposentado Fausto Freire comemorou a construção do novo acesso por ser mais uma opção para quem transita pela região: “Com isso, vai se ganhar tempo, né? É uma economia de tempo muito grande para quem tem que acessar os ministérios e o centro em geral. Vai facilitar muito”.

O aposentado Fausto Freire, morador do Sudoeste, diz que novo acesso permitirá economia de tempo para quem transita pela região

Para o aposentado, as obras da Epig têm dado uma nova cara para a região, que, antes, era mais limitada em relação a alternativas viárias. “Nós que moramos no Sudoeste tínhamos um grande problema de acesso, porque além da primeira avenida só tinha a Epig e isso dificultava. Agora temos várias outras possibilidades, como o viaduto do Sudoeste que é em frente a minha casa”, conta. “Tudo isso tem valorizado o bairro em geral, o que é muito bom para a população e essencial para a acessibilidade”, completa.

O entregador Danielson Azevedo acredita que o novo acesso vai desafogar o trânsito da cidade. “No início as obras causam transtorno, mas um novo acesso é sempre bem-vindo. Essa região do parque é o nosso escape principal, porque evitamos semáforos e trânsito pesado. Com mais uma via isso vai facilitar muito para quem mora aqui ou, como eu, que trabalha com o aplicativo”, diz.

Obra em etapas

Das seis etapas do conjunto de obras da Epig, o trecho 3 foi o primeiro a ser concluído. Trata-se do viaduto que faz a ligação da Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste, com o Parque da Cidade, batizado oficialmente com o nome do engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, e inaugurado em outubro de 2023 após investimento de R$ 24,6 milhões.

Danielson Azevedo, entregador: “No início as obras causam transtorno, mas um novo acesso é sempre bem-vindo. Essa região do parque é o nosso escape principal, porque evitamos semáforos e trânsito pesado. Com mais uma via isso vai facilitar muito para quem mora aqui ou, como eu, que trabalha com o aplicativo”

Já o trecho 1, que está situado entre os viadutos da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e do Setor Policial Sul, na altura da Octogonal, abrange implantação da pista do corredor exclusivo, construção de dois novos viadutos, instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

Localizado no intervalo entre o viaduto do Setor Policial Sul e a interseção entre Epig/Sudoeste/Parque da Cidade, o segundo trecho prevê a implantação do corredor exclusivo e a construção de três viadutos, além de instalação de ciclovias, serviços de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

A quarta etapa será executada no intervalo entre o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e o entroncamento do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), onde será implantado corredor exclusivo, dois novos viadutos em trincheira e duas passagens subterrâneas para pedestres. Além disso, ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

Os trechos 5 e 6 se referem ao intervalo do entroncamento entre o SIG e a via variante da Epig até o Eixo Monumental, onde será construído um viaduto que dividirá o acesso de quem vem da Epig no sentido Eixo Monumental. Pelo elevado, passarão os veículos que desejam acessar o SIG e o Eixo Monumental na altura do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT). Pela pista inferior, os motoristas seguirão pela via paralela ao Parque da Cidade por trás do TJDFT e do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), que será duplicada. Também serão construídos estacionamentos públicos e ciclovias.

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