20/07/2024 às 13:58, atualizado em 21/07/2024 às 08:41

Concluído conserto de rede na Quadra 12 do Gama

Caesb tapou cratera, substituiu 45 metros de tubos que estavam envelhecidos e restabeleceu o abastecimento de água

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

No final da tarde desta sexta (19), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) concluiu o conserto da rede de água na Quadra 12 do Setor Leste do Gama, restabelecendo o abastecimento de água na região. No local, uma cratera havia sido aberta depois que o asfalto e o solo cederam por causa de um vazamento de água na tubulação.  Um veículo caiu no buraco, mas ninguém ficou ferido.

Com as equipes em ação, problema foi corrigido em tempo hábil, minimizando prejuízos para a população | Foto: Divulgação/Caesb

Além de fazer o conserto, a Caesb substituiu 45 metros da tubulação que estavam envelhecidos, eliminando, assim, o risco de vazamento. A substituição do material desgastado pelo tempo faz parte da rotina de manutenção da companhia, que tem de monitorar 17 mil quilômetros de rede de água e esgoto em todo o Distrito Federal.  

“É impossível substituir de uma só vez e ao mesmo tempo toda a rede de água e esgoto”, explica o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis.  “É normal que ocorram casos como o do Gama, mas a Caesb corrigiu o problema em poucas horas, e o abastecimento de água foi sendo normalizado gradualmente.”

Susto na madrugada

O incidente pegou de surpresa tantos os moradores quanto a Caesb, pois ocorreu de madrugada e em uma área que não apresentava qualquer risco de erosão. Segundo relato de moradores, quando o asfalto começou a ceder, havia um veículo estacionado no local, mas os ocupantes perceberam o movimento e saíram de o buraco se abrir. 

A Caesb, ao tomar conhecimento do problema, encaminhou uma equipe de manutenção e recuperação ao local. Com a presença de equipes do Detran, do Corpo de Bombeiros e da Administração Regional do Gama, que deram total apoio à equipe da Caesb, o problema foi solucionado. 

A Caesb orientou o proprietário do veículo a procurar a companhia para registrar o caso e solicitar o ressarcimento pelos danos provocados no incidente, o que pode ser feito presencialmente ou pelo site da empresa. 

*Com informações da Caesb