23/07/2024 às 18:55

Saúde oficializa a criação de grupo de combate ao Aedes aegypti na região de saúde sudoeste

Grupo planeja e executa ações de mobilização, prevenção e controle de doenças em Samambaia, Taguatinga, Recanto das Emas, Águas Claras e Vicente Pires

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

A Secretaria de Saúde (SES-DF) formalizou, nesta terça-feira (23), a criação do Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano de Prevenção e Controle da Dengue e outras Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti da Região de Saúde Sudoeste, o Geiplandengue Sudoeste.

Grupo vai atuar no planejamento e execução de ações de mobilização, de prevenção e de controle de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti | Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O grupo vai atuar na região de saúde sudoeste realizando o planejamento e a execução de ações de mobilização, de prevenção e de controle de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A região sudoeste engloba Samambaia, Taguatinga, Recanto das Emas, Águas Claras e Vicente Pires.

O planejamento realizado pelo grupo prevê o combate ao vetor; as ações intersetorial e interinstitucional; a responsabilização de todas as instituições e o apoio logístico e operacional da estrutura governamental que for necessária.

O planejamento prevê o combate ao vetor e o apoio logístico e operacional da estrutura governamental que for necessária

Além de representantes da Saúde – como diretores, gerentes e integrantes dos núcleos de vigilância epidemiológica da região – o grupo é formado por atores interinstitucionais, como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Administrações Regionais e os Conselhos Regionais de Saúde. Por meio de reuniões, o Geiplandengue Sudoeste promove a discussão, avaliação e atualização das estratégias de prevenção e controle das doenças.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)