25/07/2024 às 12:53

Equipe do HRSM realiza sonho de criança internada ao levá-la ao cinema pela primeira vez

Internada há seis meses na Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed), Ana Vyctórya completa 8 anos nesta sexta (26) e pediu o passeio como presente de aniversário

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Realizar o sonho de uma criança é algo gratificante e que aquece o coração. Graças a um esforço conjunto, o sonho da pequena Ana Vyctórya Araújo Marques, de 7 anos, em ir ao cinema pela primeira vez, se tornou possível. A tarde desta quarta-feira (24) ficará marcada eternamente na memória da garotinha, de sua família e de todos os envolvidos.

“Nunca tinha vindo ao cinema antes e me senti muito, muito, mas muito confortável”, disse Ana Vyctórya, que fez o passeio acompanhada pelos pais e por uma equipe do Hospital Regional de Santa Maria | Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF

Ana Vyctórya foi diagnosticada com uma doença neuromuscular progressiva e está internada há seis meses na Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Apesar dos desafios de sua condição de saúde, ela tem mantido seu espírito vibrante e alegre, e com a proximidade de seu aniversário, em 26 de julho, compartilhou com a equipe multidisciplinar que cuida dela diariamente seu sonho de experimentar a magia do cinema pela primeira vez.

Impulsionada pelo desejo de realizar o sonho da criança e proporcionar momentos de alegria e normalidade para seus pacientes, a equipe da UCPPed do HRSM, com o apoio da superintendência, organizou o passeio especial ao cinema para a sessão do filme que Ana Vyctórya tanto queria ver, Divertida Mente 2.

Ana Vyctórya tem uma doença neuromuscular progressiva e está internada há seis meses na Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed) do HRSM

“Este é um dia muito especial não só para ela, mas para todos nós do hospital. Fiquei muito feliz e agradecida em poder compartilhar deste momento com ela. São situações assim que enchem o coração da gente de esperança e alegria”, afirmou, emocionada, a superintendente do HRSM, Eliane Abreu, que participou da sessão.

“Foi maravilhoso realizar um sonho destes, porque ela é uma criança e merece ter esse momento de criança, mesmo com sua condição e quadro clínico. É gratificante demais para a gente, que a acompanha diariamente, vê-la tão feliz”

Gabriela Mateus, psicóloga da UCPPed

Acompanhada dos pais e da irmã, Ana Vyctórya não deixou escapar nenhum detalhe do filme. Não podia faltar pipoca e muitas gargalhadas ao longo da sessão, que ocorreu no cinema Multicine, do Santa Maria Shopping.

“Eu amei o filme. Nunca tinha vindo ao cinema antes e me senti muito, muito, mas muito confortável. Eu adorei vir ao cinema”, relatou Ana, que ficou feliz também com o lanche após a sessão, com direito a batata frita e sorvete.

Para os pais, Adailton Araújo e Maracy Marques, foi um momento muito especial para toda a família. “Nunca tínhamos levado ela ao cinema e ver que a Ana Vyctórya ficou tão feliz nos deixa muito felizes também. A alegria dela é nosso combustível”, afirmou o pai. Ana é domiciliada no Jardim Ingá e está internada aguardando aquisição do aparelho Bipap que faz uso nos períodos noturnos.

A psicóloga da UCPPed, Gabriela Mateus, ficou emocionada com a felicidade de Ana Vyctórya e disse que este foi o momento mais marcante de sua profissão. “Foi maravilhoso realizar um sonho destes, porque ela é uma criança e merece ter esse momento de criança, mesmo com sua condição e quadro clínico. É gratificante demais para a gente, que a acompanha diariamente, vê-la tão feliz”, afirmou.

Para a pediatra e chefe do Serviço da Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos do HRSM, Lara Vieira, é um dia único e com certeza, inesquecível para todos. “É um momento memorável, porque ela vai fazer 8 anos e nunca veio ao cinema. Fico feliz de poder proporcionar isso para ela, esse momento tão esperado. Isso inspira a gente, cuidar é isso.”

Unidade

A UCPPed é uma unidade de internação do Hospital Regional de Santa Maria destinada aos pacientes pediátricos (crianças e adolescentes) que possuem alguma condição crônica complexa em saúde, tais como paralisia cerebral, síndromes genéticas, entre outras.

*Com informações do IgesDF