26/07/2024 às 18:43, atualizado em 27/07/2024 às 08:50

Muita alegria e diversão marcam festa de aniversário de paciente da pediatria do HRSM

Ana Vyctórya ganhou uma linda festa no tema Magali e comemorou 8 anos de vida

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Nesta sexta-feira (26), a equipe da Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) fez uma festa de aniversário para lá de especial para celebrar os 8 anos da pequena Ana Vyctórya Araújo Marques. A paciente está internada há seis meses na unidade e nesta semana, graças ao esforço conjunto da equipe e da superintendência do HRSM, conseguiu realizar o sonho de ir ao cinema pela primeira vez.

Para fechar com chave de ouro a comemoração, ganhou uma festa no tema da Magali, a personagem favorita dele. Além da equipe e dos pais, Ana Vyctórya conseguiu convidar alguns familiares e amiguinhos, pois cativa todos que a conhecem com sua simpatia e alegria de viver.

Vyctórya ganhou uma festa no tema da Magali, sua personagem favorita | Foto: Divulgação/IgesDF

“Eu amei a minha festa. Está tudo do jeito que eu queria, tudo da Magali. Eu gosto muito dela e adoro melancia. Por isso, escolhi esse tema. Também estou feliz de ver meus amigos e minha família”, afirma a garotinha, que faz aniversário no dia 26 de julho.

Segundo a psicóloga da UCPPed, Gabriela Mateus, a festa inteira foi escolhida pela pequena paciente e a organização da equipe com os preparativos para possibilitar a ida de Ana Vyctórya ao cinema e com a festinha durou cerca de um mês.

“Ela é uma paciente muito especial, que alegra todos por onde passa. Toda a equipe se juntou e mobilizou para tornar esse aniversário ainda mais especial, tendo em vista que ela já está internada há tanto tempo. São momentos muito importantes e marcantes na vida de uma criança”, explica.

Com uma mesa repleta de gostosuras e outra cheia de presentes, a festa de Ana Vyctórya foi bastante divertida e animada. Ela fez questão de ir toda arrumada, com as unhas pintadas de melancia e batom vermelho, não ficou parada ao ouvir as músicas que gosta. Chamou toda a equipe que cuida dela para dançar e deu muitas gargalhadas.

Com uma mesa repleta de gostosuras e outra cheia de presentes, a festa de Ana Vyctórya foi bastante divertida e animada

“É muito especial realizar o sonho de uma criança, principalmente quando tem o peso de uma internação prolongada, como no caso da Ana Vyctórya. Ações assim fazem tudo valer à pena. Isso inspira e é gratificante, porque o cuidado significa humanidade e isso alegra nosso coração”, destaca a chefe do Serviço da Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos do HRSM, Lara Vieira. “Para eles é um significado tão grande, se a gente puder fazer algo para aliviar a sobrecarga da internação sempre iremos fazer, é a missão da UCPPed, ter toda a humanização e carinho com nossos pacientes”, completa.

Os pais de Ana Vyctórya ficaram muito felizes com a festa de aniversário da filha e foram os escolhidos por ela para receberem o primeiro pedaço de bolo. “Não é a festa como planejamos, porque em casa a gente consegue chamar muito mais gente, mas o importante é que ela está bem e muito feliz, tendo a festa do jeito que queria. Isso é gratificante e o que mais importa. Com fé em Deus, logo ela vai receber alta e vamos para casa”, afirma Maracy Marques, mãe de Ana Vyctórya.

Entenda o caso

Ana Vyctórya foi diagnosticada com uma doença neuromuscular progressiva e está internada há seis meses na Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed) do Hospital Regional de Santa Maria. Ela mora no Jardim Ingá (GO) e está internada aguardando aquisição do aparelho BIPAP que faz uso nos períodos noturnos. Ela passa os períodos diurnos em ar ambiente e apresenta o cognitivo preservado.