Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/07/2024 às 10:12, atualizado em 27/07/2024 às 11:17
São estruturas modernas que contam com investimento de R$ 1,2 milhão do GDF
A criação de quatro salas de aula modulares na Escola Jardim II, no núcleo rural de mesmo nome, no Paranoá, vai permitir que, a partir do segundo semestre deste ano, 120 crianças tenham acesso ao ensino em período integral. São estruturas modernas que contam com investimento de R$ 1,2 milhão do Governo do Distrito Federal (GDF). A iniciativa demonstra o compromisso da atual gestão com a educação. No total, serão mais de R$ 26 milhões investidos na construção dessas salas em 20 escolas em todo o DF.
Os serviços são executados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) em parceria com a Secretaria de Educação. O diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, ressalta que a entrega dessa obra reafirma o empenho do GDF em continuar contribuindo para o crescimento e bem-estar da população.
“Nosso objetivo é melhorar a infraestrutura educacional e oferecer um ambiente de aprendizado mais acolhedor e moderno para nossas crianças e adolescentes. Acreditamos que esses novos espaços farão uma grande diferença no desenvolvimento deles, tanto acadêmico quanto pessoal”, acentua Leite.
O projeto de salas modulares teve início em 2023 e já inaugurou blocos em duas escolas em Planaltina, com 12 novas salas de aula, que comportam 770 novos estudantes. No Guará, 10 salas desse tipo podem atender 400 alunos. Já no PAD-DF, seis salas de aula têm capacidade para 210 estudantes. No total, 15 mil vagas serão disponibilizadas em todo o DF.
Ana Carolina Santos, 26 anos, trabalha como serviços gerais em um supermercado e tem um carinho especial pela escola. Ela estudou lá e as duas filhas dela, Nicole Gabriele, 11, e Larissa Manoela, 5, também.
“Estou adorando, sou a favor do integral. É muito bom a criança na escola porque em casa acaba ficando no celular. Na escola, elas aprenderão coisas úteis para o futuro, sendo incentivadas a estudar mais”, afirma.
Os dois filhos de Marilúcia Porfírio, que trabalha como serviços gerais na escola, estudaram na Escola Jardim II e, agora, os netos Mariana, 2, e Yuri Miguel, 10, também. “O integral vai ser bom porque os pais trabalham fora e não têm com quem deixar [as crianças]. Ajuda muito os pais e os avós, que sempre cuidam. Aqui na comunidade está todo mundo feliz”, conta.
No ano passado, o GDF entregou a segunda creche rural pública da história do DF na Escola Jardim II. O local tem capacidade para acolher até 35 crianças de 1 a 4 anos e contou com investimento de mais de R$ 360 mil.
Novidades
A coordenadora da Regional de Ensino do Paranoá, Tatiane Resende, destaca que a estrutura das salas modulares foi pensada de modo a privilegiar o ensino, com espaços para datashow, por exemplo.
“Os módulos vieram para ampliar o atendimento numa formatação que tem tudo o que a escola precisa”
Tatiane Resende, coordenadora de regional de ensino
“Os módulos vieram para ampliar o atendimento numa formatação que tem tudo o que a escola precisa, que dará maior conforto para os alunos e educadores, já que é possível trabalhar de uma forma mais variada, fazendo com que as crianças se sintam acolhidas e pertencentes à escola”, analisa a coordenadora.
A área total é de 844 metros quadrados e a conclusão está prevista para agosto. Um dos grandes diferenciais das salas modulares são as estruturas metálicas em steel frame com cobertura em telha metálica termoacústica e gesso. Isso garante controle da temperatura e maior qualidade do som dentro das salas de aula, inclusive, nos períodos de chuva.
As salas de aula são amplas, bem iluminadas e ventiladas. Elas têm quatro janelas e contam com três aparelhos de ar-condicionado em cada uma delas. O piso é em concreto polido resinado nas salas de aula e em concreto desempenado nas áreas externas, o que facilita a manutenção.
A estrutura é toda adaptada para receber estudantes com deficiência. Além das salas de aula, a estrutura conta com um banheiro masculino, um feminino e dois para pessoas com deficiência (PcDs). Todos os banheiros também são adaptados à faixa etária dos alunos.
São duas áreas de convivência. Uma coberta e outra descoberta, com bancos e mesas de concreto, incluindo tabuleiro de xadrez. No local também haverá iluminação noturna e jardim com grama esmeralda e árvores casca de vaca. Assim como bancos pré-moldados, bebedouros e lixeiras.
A diretora da Escola Jardim II, Simone Teixeira, observa a importância de as crianças passarem mais tempo no ambiente escolar. “Agora, nós vamos começar com a educação integral. Vamos ampliar o conhecimento e o tempo da prática de esportes. Assim, nós trazemos a comunidade para dentro da escola e os pais poderão trabalhar mais tranquilos sabendo que os filhos estão na escola”, afirma.