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29/07/2024 às 18:26, atualizado em 29/07/2024 às 18:39
Com investimento em torno de R$ 40 milhões, construção do complexo viário tem como objetivo desafogar o trânsito da região, além de dar mais segurança e conforto para os pedestres que passam pelo local
A montagem da passarela para pedestres é uma das etapas mais importantes das obras do viaduto do Jardim Botânico. Além da estrutura em que os veículos passarão diariamente, a obra também beneficia os pedestres que precisam transitar de um lado ao outro da rodovia DF-001 (Estrada Parque Contorno).
“A passarela vai fazer a transposição do pedestre de um lado para o outro da via, fornecendo condições adequadas e seguras para circular de forma segura. É uma região que cresce muito e essa obra melhora a fluidez do trânsito. É um cuidado que o governo está tendo naquela região”, afirma o superintendente de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Cristiano Cavalcante.
O gerente de floricultura Miguel Lourenço conta já ter presenciado diversos acidentes durante os 20 anos que trabalha na região. “Vai ajudar na organização dos pedestres, porque às vezes os carros têm que parar para esse pessoal atravessar a rua. Já presenciei até morte nessa via por causa da falta da passarela”, declara o comerciante.
“A passarela é muito importante porque ela faz parte dessa conexão de mobilidade. Ela vai fazer parte da ciclovia e das calçadas, conectando o bairro com o nosso cartão-postal que é o Jardim Botânico de Brasília”, reforça o administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso.
O engenheiro da obra Carlos Dias frisa que, além da passarela, a parte de drenagem da obra já avançou bastante e as equipes trabalham no muro da proteção, projetando concreto na parte de baixo. “Já estamos na segunda parte da escavação do nosso túnel. A obra está andando muito bem. Da passarela, por exemplo, falta fazer apenas os guarda-corpos”, pontua.
A obra
O novo complexo viário do Jardim Botânico terá dois viadutos em nível e uma trincheira em escavação com 1,5 quilômetro de extensão. O método de trincheiras usado é o mesmo utilizado em outras intervenções viárias do DF, como o Túnel de Taguatinga, e a divisão das vias será semelhante à estrutura atual do Balão do Aeroporto.
Com um investimento de cerca de R$ 40 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), o viaduto ajudará a desafogar o trânsito para cerca de 50 mil veículos que transitam diariamente pelo local, condutores não apenas do Jardim Botânico, mas de diversas regiões como São Sebastião, Lago Sul, Tororó, Café Sem Troco, Jardim ABC e PAD-DF.
De acordo com o superintendente de Obras do DER-DF, os dois viadutos estão construídos e, agora, as equipes trabalham na parte viária, realizando a escavação por baixo e a contenção e proteção das paredes laterais. No total, a construção gera mais de 150 empregos diretos.
A circulação será em dois sentidos. Quem vai do Jardim Botânico para o Lago Sul passará pela parte de cima do viaduto e quem vai no sentido contrário passará pela estrutura de baixo. Para o engenheiro de minas Tasso Costa Santiago, os condutores que passarem pela obra pronta vão sentir alívio.
“Quando passo aqui, eu vejo muito trânsito, principalmente nos horários de pico fica bastante carregado e a gente perde muito tempo ー tanto na saída como na entrada. Viaduto sempre melhora o trânsito, então vai ser muito bom para a região, facilita bastante, flui melhor por ter toda uma logística diferente, gasta menos combustível, reduz tempo na viagem, traz só benefício para a população”, observa.