01/08/2024 às 10:56

Hospital de Base promove ação de vacinação e conscientização sobre hepatites virais

Profissionais de saúde atualizaram vacinas e receberam orientações preventivas também sobre coqueluche

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) realizou, na terça-feira (30), uma ação vacinal para profissionais de saúde, em comemoração ao Mês da Conscientização sobre as Hepatites Virais. A iniciativa, que ocorreu na sala do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, localizada na sobreloja do HBDF, incluiu vacinação contra hepatite B, intensificação da vacina dTpa e testagem rápida laboratorial para hepatites B e C.

Em comemoração ao Mês da Conscientização sobre as Hepatites Virais, Hospital de Base teve ação de vacinação para os profissionais de saúde | Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF

Para receber a vacinação, os colaboradores apresentaram seus documentos de vínculo profissional, como crachá ou carteira do conselho profissional, e passaram por uma avaliação técnica com apresentação do cartão vacinal e exame laboratorial Anti-HBs (Hep. B). Além disso, puderam fazer o teste rápido para hepatite B e receberam orientações sobre prevenção. Como brindes, foram distribuídos pirulitos, preservativos femininos e masculinos, além de informativos sobre coqueluche, uma doença infecciosa aguda e altamente contagiosa que afeta as vias respiratórias.

A ação orientou sobre hepatites e também sobre coqueluche, uma doença infecciosa aguda e altamente contagiosa que afeta as vias respiratórias

As hepatites virais A, B e C são as mais comuns no Brasil, sendo as duas últimas de maior risco para profissionais que atuam em unidades hospitalares, devido à maior possibilidade de transmissão por meio do compartilhamento de agulhas e acidentes com objetos cortantes contaminados.

“Por isso, é necessário promover constantemente ações educativas para que os colaboradores tenham mais cuidados com a própria saúde”, destacou Thaynnara Pires, chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HBDF. Ela reforçou a importância de evitar riscos, prevenir acidentes no trabalho, usar adequadamente os equipamentos de proteção e notificar imediatamente o núcleo em caso de exposição inadequada.

Na parte da tarde, em parceria com o Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NUCIH), foi realizada uma web palestra com o médico infectologista Lino Silveira, sobre a importância do tema. “Estamos comprometidos em promover o conhecimento e fortalecer as relações no campo da saúde. Essa iniciativa trará benefícios para todos”, enfatizou Silveira.

*Com informações do IgesDF