02/08/2024 às 18:30

Equipe multidisciplinar do HRSM se capacita sobre nutrição clínica e terapia nutricional

Foco foi tratar de questões que englobam a nutrição dos pacientes no ambiente hospitalar

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Nesta sexta-feira (2), os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram da I Jornada de Nutrição Clínica e Terapia Nutricional da unidade. O objetivo foi promover a atualização e o aperfeiçoamento técnico-científico dos colaboradores da equipe multidisciplinar, além de estimular e incentivar estudos e projetos voltados para a melhoria contínua dos cuidados nutricionais no ambiente hospitalar. O encontro ocorreu durante toda a manhã no auditório.

Durante o encontro ocorreram duas palestras, sendo uma sobre o processo de desospitalização e a outra, voltada para nutrição parenteral. Ambas trataram da importância da equipe elaborar um bom plano alimentar para o paciente, ainda durante a internação, para garantir que ele tenha a nutrição adequada que o corpo precisa tanto durante o período hospitalar, como pós-alta, evitando, riscos de desnutrição e uma nova internação.

Durante o encontro ocorreram duas palestras, uma sobre o processo de desospitalização e a outra sobre nutrição parenteral | Foto: Divulgação/IgesDF

Foi um evento pensado para o mês do nutricionista, celebrado em 31 de agosto, mas que também abrangeu a equipe multidisciplinar. Conforme a chefe do Serviço de Nutrição do HRSM, Patrícia Santos, o foco é ajudar as equipes a terem uma visão diferenciada sobre a importância da nutrição para o paciente num ambiente hospitalar e comemorar a data especial.

“As palestras são voltadas para a melhoria dos atendimentos. Aqui, eles conseguem se atualizar de todos os guias, protocolos nacionais e internacionais que sofreram alterações, focando na prestação de um atendimento de excelência para os nossos pacientes”, explica.

Sobre o processo de desospitalização, Patrícia destaca que é importante que a família saia do hospital preparada para receber o paciente bem em casa. “Aqui ele vai estar com dispositivos com sonda, suplementos, e ele vai para casa. Esse parente precisa estar preparado para manter essa nutrição que ele recebia no hospital.”

Também foram abordados temas como a importância das dietas e os tipos de cada dieta. Além disso, a inserção de fórmulas e suplementos, que garantirão mais nutrientes do que uma refeição comum. Houve ainda, um coffee break e sorteio de brindes para os participantes.

A nutricionista Carla de Oliveira participou do encontro e disse que adorou o momento e as palestras. “Tudo isso que falaram sobre a gente preconizar a alimentação como terapia nutricional, tudo isso faz parte da minha rotina, já que trabalho na UTI. É sempre bom a gente estar buscando atualizações. Achei muito interessante essa última parte em que abordou a questão da disfagia, que é um item que a gente precisa estudar cada vez, já que mudaram as metas, as diretrizes”, opina.

*Com informações do IgesDF