05/08/2024 às 16:50

Agosto Lilás terá ações de sensibilização e acolhimento em dez regiões do DF

Dentro da programação do mês de enfrentamento à violência contra a mulher, ação itinerante vai reforçar compromisso do GDF de zelar pela segurança do público feminino

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Lei Maria da Penha completa 18 anos nesta quarta-feira (7). Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Secretaria da Mulher do DF (SMDF) promove, entre os dias 6 e 30, das 9h às 13h, uma ação de sensibilização e acolhimento em dez regiões administrativas, com uma unidade móvel especialmente preparada para atender às mulheres.

Equipes da Secretaria da Mulher participam da ação e ajudam a informar a comunidade sobre seus direitos | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

“ É fundamental que as mulheres saibam como e onde denunciar casos de violência. O conhecimento desses canais pode salvar vidas”

Giselle Ferreira, secretária da Mulher

Serão visitadas Ceilândia, Taguatinga, São Sebastião, Itapoã, Samambaia, Planaltina, Águas Claras, Vicente Pires, Riacho Fundo II e Santa Maria. Entre os temas abordados estão os equipamentos públicos disponíveis para acolhimento das mulheres e dos autores de violência, iniciativas de apoio psicossocial e projetos voltados para o empoderamento da mulher.

Durante as ações, os servidores da SMDF estarão à disposição para fornecer esclarecimentos e apoio, garantindo que todas as mulheres tenham acesso a informações vitais para sua proteção e bem-estar. “Queremos estar mais próximos das mulheres, oferecendo suporte e mostrando que elas não estão sozinhas”, afirma a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Essa ação é uma oportunidade para empoderar e informar sobre os seus direitos. É fundamental que as mulheres saibam como e onde denunciar casos de violência. O conhecimento desses canais pode salvar vidas”.

A iniciativa visa levar orientação sobre os diversos programas e projetos desenvolvidos pela pasta, além de oferecer informações essenciais sobre violência de gênero. Serão explicados os mecanismos legais disponíveis para proteger as vítimas de violência doméstica e familiar, além de esclarecer os diferentes tipos de violência que podem ocorrer, como a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

 Cronograma de atendimento

⇒ Terça (6): Ceilândia – Restaurante Comunitário de Ceilândia
⇒ Quinta (8): Taguatinga – Administração Regional de Taguatinga, Praça do Relógio
⇒ Dia 12: São Sebastião – UPA Quadra 102, Conjunto 1
⇒ Dia 13: Itapoã – Restaurante Comunitário do Itapoã
⇒ Dia 15: Samambaia – Restaurante Comunitário de Samambaia
⇒ Dia 19: Planaltina – Terminal Rodoviário
⇒ Dia 20: Águas Claras – Estação do Metrô Arniqueiras
⇒ Dia 22: Vicente Pires – Rua 10, próximo ao supermercado Atacadão Dia a Dia
⇒ Dia 27: Riacho Fundo II – Restaurante Comunitário do Riacho Fundo II
⇒ Dia 30: Santa Maria – Restaurante Comunitário de Santa Maria.

*Com informações da Secretaria da Mulher do DF