Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/08/2024 às 16:11, atualizado em 15/08/2024 às 16:54
Foram utilizados 470 m³ de concreto na execução do serviço; nova estrutura, que conta com investimento de R$ 156 milhões, vai beneficiar aproximadamente 42 mil motoristas
Mais uma etapa foi concluída nas obras do corredor exclusivo para ônibus no Trecho 1 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). Nesta quinta-feira (15), 47 caminhões-betoneira despejaram 470 metros cúbicos de concreto nas paredes do segundo viaduto em construção no local. Foram oito horas de trabalho ininterruptas. O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) no projeto é de R$ 156 milhões, com a geração de 250 empregos diretos e indiretos.
Engenheiro da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF (SODF), Bruno Almeida explica: “Esse viaduto vai fazer a separação do trânsito. Apenas ônibus com destino ao Setor Policial Sul e à Rodoviária da Asa Sul passarão por baixo da estrutura. Pela parte de cima, passarão os veículos e ônibus que se deslocam no sentido SIG [Setor de Indústrias Gráficas] e Eixo Monumental”.
O projeto prevê quatro faixas de rolamento na parte de cima da estrutura – três para veículos e uma exclusiva para o transporte coletivo. Na parte de baixo, por sua vez, serão duas faixas de rolamento, em mão dupla, exclusivas para o BRT. Cerca de 42 mil motoristas devem ser beneficiados com a nova estrutura.
Fluidez
“O objetivo desta obra é acabar com os semáforos existentes na Epig e dar mais fluidez ao trânsito, especialmente para os usuários do transporte público coletivo”, ressalta o titular da SODF, Valter Casimiro. “Nossa previsão é de que o tempo de deslocamento do Sol Nascente para o Terminal Asa Sul seja reduzido em pelo menos 30 minutos.”
A obra faz parte da construção do Corredor Eixo Oeste, que prevê 38,7 km de faixas exclusivas para ônibus BRT (sigla em inglês para bus rapid transit) nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Epig e a ESPM, que leva ao Terminal da Asa Sul. No caso da Epig, por questões de logística e segurança, as obras foram divididas em seis etapas.
A etapa atual prevê a construção de dois novos viadutos na via. O primeiro, sobre a Estrada Setor Policial Militar (ESPM), já está concluído. O segundo, ligando a Epig ao Parque da Cidade, segue em obras. Após a conclusão do prazo de cura do concreto, serão instaladas as vigas longarinas e as do tabuleiro da estrutura.
*Com informações da SODF