16/08/2024 às 11:55

Prorrogada inscrição no Concurso Distrital de Queijos Artesanais

Prazo vai até 30 de agosto e a competição ocorre em 28 de setembro; para participar é preciso ter mais de 16 anos e ser produtor de queijo do DF ou da Ride, com produção própria da matéria-prima

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

O prazo para inscrição no I Concurso Distrital de Queijos Artesanais foi prorrogado para o dia 30 deste mês. Organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater), o concurso conta com a parceria do Teta Cheese Bar, do Banco de Brasília (BRB) e da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite).

O concurso busca incentivar a regularização dos produtos e de novos estabelecimentos agroindustriais, além de identificar queijos de qualidade que possam ser inseridos na Rota do Queijo Artesanal | Foto: Divulgação/ Emater-DF

Os produtores devem entregar as amostras de queijo até 27 de setembro, dia anterior à realização do concurso. Serão avaliadas quatro categorias de queijo: queijo fresco de leite de vaca; queijo maturado de leite de vaca; queijo fresco de cabra, de ovelha e de búfala, e queijo maturado de cabra, de ovelha e de búfala.

Cada participante pode inscrever mais de um produto dentro de uma categoria, sendo permitido no máximo três por categoria. Serão avaliados critérios como apresentação externa, cor, textura, consistência, aroma e sabor.

Por meio do concurso, também pretende-se incentivar a regularização dos produtos e de novos estabelecimentos agroindustriais, além de identificar queijos de qualidade que possam ser inseridos na Rota do Queijo Artesanal, projeto de turismo rural em desenvolvimento.

Para participar é preciso ter mais de 16 anos, ser produtor de queijo do DF ou da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), com produção própria da matéria-prima. Para inscrição, basta ler o regulamento e preencher o formulário.

A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 20 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

*Com informações da Emater