20/08/2024 às 13:01, atualizado em 27/08/2024 às 12:22

Artista árabe doa obra de arte para o DF

Embaixada dos Emirados Árabes fez a entrega da peça em ato que contou com a participação de 50 estudantes do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu, na manhã desta terça-feira (20), a doação da obra Olho da Tamareira, da artista Azza Al Qubaisi. A arte foi produzida em parceria com estudantes da Escola Parque da 303/304 Norte e dos cursos de artes visuais e design da Universidade de Brasília (UnB).

A obra, que tem 4 metros de comprimento e 1 metro de altura, foi produzida a partir de pedaços de madeiras pintados com a predominância da cor verde por 20 alunos da Escola Parque e por 30 estudantes da UnB, que usaram a cor azul na confecção. Unem as duas cores as folhas da palmeira de tâmara, produzida em ferro.

Rafeya Bushenaim: “Azza trouxe o material dos Emirados Árabes Unidos que ela chama de ‘palm tree eye’ para os estudantes pintarem e expressarem sua criatividade” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A chefe de Departamento de Diplomacia Pública da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, Rafeya Bushenaim, lembrou que a obra marca a comemoração dos 50 anos de relações diplomáticas entre seu país e o Brasil. “Azza trouxe o material dos Emirados Árabes Unidos que ela chama de ‘palm tree eye’ para os estudantes pintarem e expressarem sua criatividade”, ressaltou. Segundo ela, a conexão entre as palmeiras do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos pintadas simbolizam o tempo de amizade entre os dois países.

Durante a cerimônia de doação da obra de arte, Rafeya entregou ao secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, o certificado de autenticidade da peça. “Recebemos e agradecemos pela doação desta obra que une o nome de uma artista reconhecida internacionalmente do seu país com estudantes de Brasília”, agradeceu o secretário.

Paco Britto: As relações entre as embaixadas e o governo estão além das relações comerciais, pois nós buscamos e prezamos muito o intercâmbio cultural”

“As relações entre as embaixadas e o governo estão além das relações comerciais, pois nós buscamos e prezamos muito o intercâmbio cultural, tanto para que o corpo diplomático conheça a realidade da nossa cidade quanto para que os brasilienses conheçam a história e a cultura dos países”, completou Paco.

Estiveram presentes, ainda, o diretor da Escola Parque da 303/304 Norte, Reinaldo Cesar, e o secretário de Assuntos Internacionais da UnB, Virgílio Almeida. “O encontro entre os nossos estudantes e a artista internacional foi muito importante, além de ações como esta despertarem os dons artísticos de nossos alunos”, afirmou Cesar.

“Nós somos privilegiados por estarmos tão próximos das embaixadas que buscam ações com nossos estudantes e, imediatamente acolhemos a proposta. Foi um momento muito rico para os estudantes que construíram em conjunto a obra”, completou Almeida.

A obra Olho da Tamareira está, a partir de agora, à disposição do GDF e deverá ser instalada, de forma permanente, no Palácio do Buriti.

*Com informações da Secretaria de Relações Internacionais do DF

20/08/2024 - Artista árabe doa obra de arte para o DF