23/08/2024 às 16:38, atualizado em 23/08/2024 às 16:39

Equipes de campo da Novacap têm horário de trabalho adaptado no período da seca

Companhia ajusta expediente para garantir proteção e saúde dos colaboradores

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) implementou, durante o alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), jornadas de seis horas corridas, com 15 minutos de intervalo, priorizando a saúde e o bem-estar das equipes que atuam nos serviços de campo, como restauração de pisos, recapeamento e podas. Essa medida é essencial diante das ondas de calor e de baixa umidade no Distrito Federal. O direcionamento não compromete a eficiência dos serviços prestados.

Servidores que saem às ruas a trabalho tiveram redução na jornada; medida, que não influi na produtividade, visa garantir a saúde de todos | Foto: Ádamo Dan/Novacap

A médica do trabalho da companhia, Priscila Soares, destaca a relevância de cuidar da saúde dos colaboradores, especialmente em períodos de seca intensa: “Com o clima seco, os funcionários de campo podem sofrer desidratação sem perceber, pois a transpiração é maior e a necessidade de ingestão de água aumenta. É fundamental que eles consumam entre três e quatro litros de água diariamente.”

“Longe da exposição excessiva ao sol, não sinto os efeitos nocivos, e retorno no dia seguinte com muita disposição”

Uoston Rodrigues dos Santos, auxiliar de serviços gerais

De acordo com a equipe técnica da Novacap, quando o tempo é diminuído, ajusta-se o serviço, focando pontos estratégicos. Assim, é possível manter a qualidade e a quantidade do trabalho, mesmo em condições adversas. A equipe é orientada a desenvolver atividades de forma mais concentrada, garantindo que o trabalho continue eficaz.

Saúde e produtividade

“Essa medida é fundamental para nós”, avalia Uoston Rodrigues dos Santos, 51, que é auxiliar de serviços gerais e faz trabalhos de campo. “Longe da exposição excessiva ao sol, não sinto os efeitos nocivos, e retorno no dia seguinte com muita disposição. Acredito que essa iniciativa é muito importante porque, com saúde, produzimos mais.”

Com a medida, a empresa cumpre a Lei nº 4182/2008, que determina a adequação das atividades externas quando a umidade do ar atinge níveis críticos. O acordo coletivo estabelece que, com umidade abaixo de 20%, é necessário proteger especialmente aqueles que lidam com asfalto quente, que pode atingir temperaturas extremas, garantindo a segurança dos trabalhadores expostos ao sol.

A equipe é informada com antecedência sobre possíveis alterações no horário de trabalho, permitindo que todos se preparem adequadamente. As condições climáticas são monitoradas para garantir a integridade física.

*Com informações da Novacap