23/08/2024 às 10:58

Projeto debate violência de gênero em escolas públicas do DF

Ação da Secretaria da Mulher promoverá atividades para conscientizar os alunos sobre a importância do respeito e da proteção às mulheres

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

O projeto Educar para Proteger será lançado nesta segunda-feira (26) pela Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com o Instituto Inside Brasil, no Centro Educacional Myriam Ervilha, localizado no Condomínio Residencial Salomão Elias, em Água Quente. A iniciativa visa realizar palestras educativas para os alunos do ensino médio dos centros educacionais da rede pública do Distrito Federal, além de implantar comunicação visual nas escolas, com foco no combate à violência de gênero em 42 unidades escolares selecionadas pela Secretaria de Educação (SEEDF).

Projeto Educar para Proteger, voltado para o combate da violência de gênero, será lançado nesta segunda (26) no Centro Educacional Myriam Ervilha, em Água Quente | Foto: Divulgação/ SMDF

Como parte da campanha Agosto Lilás, as palestras têm como objetivo conscientizar os jovens sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento da violência contra a mulher. A abordagem é especialmente adaptada para o público jovem, utilizando uma linguagem acessível e atividades interativas para garantir o engajamento dos estudantes. Até o dia 23 de dezembro, 15 escolas receberão palestras sobre os tipos de violência de gênero, distribuição de material informativo e mochilas.

Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a criação de um espaço que promova a conscientização dos estudantes em relação à violência doméstica e familiar é uma importante ação no combate às agressões às mulheres. “A educação de crianças e jovens é fundamental para mudarmos a sociedade. Vamos levar às escolas do DF nossas equipes e nossas ações, com linguagem adaptada para cada faixa etária, para promover o respeito e a igualdade de gênero”, destaca.

A programação do evento de lançamento inclui uma série de atividades, como a distribuição de folders e informativos, sessões interativas e debates, com a presença de especialistas, educadores e representantes de organizações de defesa dos direitos das mulheres. Aberto a todos os alunos do Centro Educacional Myriam Ervilha e seus familiares, o evento reforça o compromisso da escola com a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa e segura para todos.

Lançamento do projeto Educar para Proteger

• Data – Segunda-feira (26)
• Horário – 10h
• Local – CED Myriam Ervilha, localizado no Condomínio Residencial Salomão Elias, em Água Quente.

*Com informações da Secretaria da Mulher