28/08/2024 às 17:48

UnDF adere ao Programa A3P, de administração ambiental

Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente incentiva ações de responsabilidade socioambiental em instituições públicas

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Regional e Sustentável, recebeu, na última sexta-feira (23), o certificado de adesão formal ao programa A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente. O programa visa promover a adoção de práticas sustentáveis em órgãos públicos, incluindo instituições de ensino superior.

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Regional e Sustentável, Guilherme Baroni, a adesão ao programa A3P significa o esforço e a preocupação da UnDF em adotar práticas que garantam a eficiência na atividade pública, ao passo que propicia a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

A adesão ao programa A3P significa o esforço e a preocupação da UnDF em adotar práticas que garantam a eficiência na atividade pública | Foto: Divulgação/ UnDF

“ [Participar do programa] reforça nosso compromisso em promover uma cultura de sustentabilidade em toda a universidade, envolvendo nossa comunidade acadêmica em práticas que conciliam responsabilidade ambiental, eficiência na gestão e desenvolvimento institucional. Essa iniciativa representa um passo estratégico para consolidarmos a UnDF como referência em sustentabilidade, impactando positivamente nossa comunidade e a sociedade em geral”, detalha Baroni.

Guilherme Baroni explica que o próximo passo é a oficialização da comissão gestora do programa A3P da UnDF, a ser composta por servidores, docentes e estudantes. O colegiado será responsável pela implementação, execução, avaliação e o monitoramento do plano de gestão socioambiental da universidade.

“O trabalho envolverá a realização de uma análise diagnóstica da situação socioambiental da instituição a partir dos eixos da A3P”

Guilherme Baroni, pró-reitor de Desenvolvimento Regional e Sustentável

“O trabalho envolverá a realização de uma análise diagnóstica da situação socioambiental da instituição a partir dos eixos da A3P: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, compras públicas sustentáveis e construções sustentáveis”, pontua o pró-reitor de Desenvolvimento Regional e Sustentável.

Sobre A3P

O programa A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública foi concebido em 1999 e implementado em 2001. Atualmente, alcança todo o território brasileiro, contando com 242 instituições parceiras, das três esferas e poderes.

Em 2002, a iniciativa foi reconhecida e premiada pela ONU, considerada como o melhor dos exemplos na categoria meio ambiente. Desse período até a atualidade, o programa influenciou positivamente a instituição de importantes marcos legais, como a portaria nº 217/08, de 30/7/2008, que institui o comitê de implementação da A3P no Ministério do Meio Ambiente, e a portaria nº 61/08, de 15/5/2008, que estabelece práticas de sustentabilidade ambiental nas compras públicas.

*Com informações da UnDF