29/08/2024 às 17:08

Agosto Branco conscientiza sobre o câncer de pulmão e alerta para os perigos do tabaco

Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde promoveu ações de prevenção ao tumor maligno que mais atinge a população mundial

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Considerado a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por aproximadamente 50 tipos de doenças, incluindo não apenas o câncer de pulmão, mas também enfisema pulmonar e bronquite crônica. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, estima que, entre 2023 e 2025, haverá cerca de 32.560 novos casos por ano de câncer de pulmão, brônquio e traqueia.

O tabagismo é responsável por aproximadamente 50 tipos de doenças, como câncer de pulmão, enfisema pulmonar e bronquite crônica | Fotos: Sandro Araújo/ Agência Saúde-DF

O chefe da Assessoria de Prevenção e Controle do Câncer da Secretaria de Saúde (SES-DF), Gustavo Ribas, destaca a importância da ação. “A campanha Agosto Branco visa promover a saúde, incentivando políticas de combate ao tabagismo e a conscientização sobre a prevenção dos fatores de risco para o câncer de pulmão. Cerca de 86% dos casos de câncer de pulmão estão diretamente relacionados ao tabagismo”, afirma.

A SES-DF dispõe de um Programa de Controle do Tabagismo que segue as orientações da Coordenação Nacional do Programa de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Esta iniciativa inclui ações de controle do tabagismo por meio de informações e mobilização sobre seus malefícios, além de capacitar profissionais de saúde e de outros setores para o controle do tabaco.

Tratamento

A SES-DF conta com 80 unidades de tratamento de tabagismo distribuídas em todas as regiões de saúde. A abordagem terapêutica é realizada semanalmente de forma individual ou em grupo, com acompanhamento médico e da equipe de saúde.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, foi instituído com o objetivo de alertar a sociedade sobre seus malefícios

Cigarro Eletrônico

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), lançados no mercado há pelo menos 20 anos, incluem cigarros eletrônicos, produtos de tabaco aquecido, e-cigs, pods e vapes. São equipamentos à bateria utilizados para fumar ou “vaporar”.

Pesquisas revelaram a presença de substâncias severamente tóxicas na fumaça dos DEFs, incluindo nicotina, cuja exposição durante a adolescência pode prejudicar o cérebro em desenvolvimento e causando dependência no consumo, que caracteriza o tabagismo como doença na Classificação Internacional de Doenças (CID 10). Nos países em que esses produtos podem ser comercializados legalmente, é observado um aumento no consumo entre jovens.

“O impacto do uso dos vapes é devastador. Eles contêm a nicotina, uma droga que ocasiona a dependência, e aromas atraentes para aumentar o consumo. Os cigarros eletrônicos representam um impacto na saúde e um aumento da incidência do câncer tão efetivo quanto o cigarro convencional” alerta o médico Gustavo Ribas.

Dia Nacional de Combate ao Fumo

O dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data instituída pela Lei nº 7.488, de 1986, e que tem como principal objetivo alertar a sociedade a respeito dos seus malefícios, fortalecer as ações de sensibilização da população em relação aos danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco e estimular as pessoas a refletirem sobre os benefícios de abandonarem o fumo.

O primeiro e fundamental passo para deixar de fumar é a vontade própria. Apesar de todas as campanhas e informações disponíveis, a decisão é individual e tem que partir do próprio fumante.

*Com informações da Secretaria de Saúde