30/08/2024 às 15:51, atualizado em 30/08/2024 às 17:51

DF participa de encontro sobre práticas ambientais estaduais

Desocupação de áreas sensíveis, educação ambiental e o enfrentamento à crise hídrica de 2017 são apresentados em evento em São Paulo

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O Encontro de Boas Práticas Estaduais da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) reuniu, em São Paulo, lideranças estaduais e juristas para discutir temas críticos e soluções aplicadas pelas unidades da Federação, como implantação de Agroflorestas, gestão de desastres climáticos e desmatamento. O secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, e a chefe da Assessoria Técnica da secretaria, Suzzie Valladares, representaram o GDF no evento.

Encontro reúne secretários e técnicos ambientais de todo o país | Foto: Divulgação/Sema-DF

 

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF) compartilhou a experiência na gestão de áreas ambientalmente sensíveis e o programa Parque Educador. “O uso inadequado do solo é uma das principais causas de degradação ambiental. Recuperar áreas sensíveis é uma medida necessária para garantir a sustentabilidade e a qualidade de vida das futuras gerações”, afirmou o secretário, ressaltando os desafios enfrentados pelo governo do DF para equilibrar o desenvolvimento urbano com a preservação do meio ambiente.

A Sema/DF também abordou a crise hídrica de 2017, que impactou severamente o Distrito Federal, com destaque para as lições aprendidas.

O evento da Abema, que contou com a presença de representantes de diversos estados, é uma oportunidade para a troca de experiências e o fortalecimento de políticas ambientais em nível nacional. “A cooperação entre os estados é essencial para enfrentar os desafios ambientais. O intercâmbio de boas práticas nos permite aprender uns com os outros e implementar soluções mais eficazes”, afirmou o secretário.

*Com informações da Sema-DF