31/08/2024 às 10:44

Dia do Nutricionista: profissionais cuidam da segurança e qualidade das refeições nas escolas do DF

A Secretaria de Educação do DF tem 64 nutricionistas que atuam no Programa de Alimentação Escolar

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

O caminho de uma boa merenda escolar até a mesa é cheio de etapas e conta com o envolvimento de diferentes profissionais. Um deles é o nutricionista, que planeja cardápios variados, monitora a qualidade da comida servida nas escolas e realiza também o controle dos estoques. Celebrado neste sábado (31), o Dia do Nutricionista, homenageia estes profissionais que são essenciais no funcionamento da rede pública de ensino do Distrito Federal.

O nutricionista é o profissional que cuida da saúde por meio da alimentação, promovendo a prevenção, promoção e recuperação da saúde e do bem-estar. Dentro da rede pública de ensino, eles cuidam da segurança e qualidade das refeições nas escolas do DF. Atualmente, a Secretaria de Educação do DF possui 64 nutricionistas atuando diretamente com o Programa de Alimentação Escolar do Distrito Federal (PAE-DF).

Para garantir o cumprimento das diretrizes do Manual de Alimentação Escolar do DF, as nutricionistas Lívia Lima e Denise realizam visitas regulares às escolas | Foto: André Amendoeira/SEEDF

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, parabenizou o trabalho feito. “As nossas nutricionistas trabalham muito. Aqui no Distrito Federal, servimos o que é mais nutritivo, o que é mais saudável, aquilo que realmente vai fazer com que a criança aprenda, porque menino de barriga vazia não aprende. Hoje eu quero honrar vocês, pois trabalham, saem de casa todos os dias para fazer o seu melhor”, disse durante evento de comemoração do Dia do Nutricionista realizado na sexta (30).

Promovido pela Subsecretaria de Apoio às Políticas Educacionais (Suape), a cerimônia celebrou e reuniu as nutricionistas da Pasta em um café da manhã no auditório do Espaço Cultural Professora Neusa França, na sede da SEEDF. O evento contou com a presença da subsecretária da Suape, Fernanda Mateus, que ressaltou a importância da alimentação na rotina dos estudantes. “Vocês têm o trabalho de alimentar nossas grandes pérolas, que são nossos alunos. Sem alimentação não tem aprendizagem. Então, parabéns pelo dia de vocês!”

Cuidado

Dentro da Secretaria de Educação do DF, os nutricionistas cuidam da segurança e qualidade das refeições nas escolas do DF. “O trabalho envolve as ações de especificação técnica nutricional dos gêneros alimentícios a serem comprados, além de elaboração dos cardápios escolares, inclusive para crianças com necessidades alimentares especiais”, explica a diretora de Alimentação Escolar da SEEDF, Juliene Moura.

Pesagem dos alunos também é realizada pelas nutricionistas da Secretaria de Educação do DF | Foto: André Amendoeira/SEEDF

“É por meio desse trabalho que os estudantes das escolas públicas têm acesso a uma alimentação escolar de qualidade e em quantidade suficiente para o seu desenvolvimento biopsicossocial”, complementa.

Além disso, a ocupação inclui o apoio à gestão local no planejamento de ações capazes de incentivar a implementação de iniciativas de promoção da alimentação adequada e saudável, monitoramento do cenário alimentar e nutricional da população e, dentre outras, o planejamento alimentar que possa suprir alguma necessidade nutricional de uma pessoa visando a melhoria da qualidade de vida e, se for caso, também o tratamento de doenças.

Acompanhamento

Para garantir o cumprimento das diretrizes do Manual de Alimentação Escolar do DF, os nutricionistas da rede realizam visitas regulares às escolas, elaborando manuais específicos de Boas Práticas de Produção para cada uma delas e disponibilizando Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para assegurar a correta execução das normas. Além disso, é responsabilidade da direção da escola verificar os alimentos no momento da entrega, recusando aqueles inadequados para consumo.

A nutricionista da Regional de Ensino do Guará, Lívia Lima, afirma que acompanha de perto a qualidade dos alimentos. “Estou na escola diariamente. Tenho contato direto com os alunos, faço a fiscalização das unidades de alimentação, controle de estoque, controle de qualidade, contato direto com os merendeiros”, lista Lívia.

Ela também ressalta o trabalho de antropometria, que é a pesagem dos alunos para ver o estado nutricional deles e assim propor atividades ou até mesmo mudanças no cardápio. A finalidade é promover hábitos alimentares saudáveis, realização de estudos epidemiológicos com o intuito de mapear o perfil nutricional dos estudantes das escolas públicas do DF.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)