Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/09/2024 às 13:39, atualizado em 05/09/2024 às 13:42
Iniciativa ofereceu mentorias e bolsas de subvenção econômica a fim de incentivar o desenvolvimento de novos negócios
Com o intuito de estimular a criação de novos negócios, produtos e serviços, o projeto Avante Cerrado atendeu 62 startups em estágio inicial e 96 empreendedores de baixa renda. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) em parceria com a Brasil Startups, ofereceu mentorias, palestras e acesso a uma plataforma de cursos online.
“Além do estímulo à inovação, projetos como o Avante cumprem um importante papel no desenvolvimento e no fortalecimento do empreendedorismo da nossa região, uma vez que fornecem o suporte necessário para a criação de novas oportunidades de negócio e de empresas mais resilientes”, afirma o secretário de ciência, tecnologia e inovação Leonardo Reisman.
As palestras abordaram temas fundamentais para quem quer montar o próprio negócio, como educação financeira e gestão. As mentorias, por sua vez, foram focadas no desenvolvimento de habilidades, experiência de mercado, planejamento estratégico, networking e acompanhamento personalizado.
Após a conclusão da trilha de aprendizagem, 57 participantes receberam bolsas de subvenção econômica de até cinco mil reais para desenvolverem suas ideias e modelos de negócio. Para terem acesso ao benefício, as propostas foram avaliadas por uma banca, que considerou critérios como a viabilidade, o alinhamento estratégico e o impacto no negócio.
De acordo com Hugo Giallanza, presidente da Brasil Startups, “ao promover a interação entre empreendedores experientes e iniciantes, o Avante Cerrado criou um ambiente de aprendizagem mútua e colaboração. Esta abordagem não apenas estimula a inovação e o pensamento ‘fora da caixa’, mas também fortalece o tecido social e econômico da região, promovendo inclusão e diversidade no ecossistema de startups do Distrito Federal”, conclui.
Uma das empresas inscritas foi a Modesto Estúdio. Liderado por Cláudio Modesto, o empreendimento é especializado em produções educacionais e tem como foco auxiliar professores na criação de conteúdos digitais. Segundo o empreendedor, a participação permitiu ampliar as perspectivas e o reposicionamento estratégico da empresa no mercado. Com o auxílio recebido, Cláudio implementou uma plataforma de contratos e fez melhorias na estrutura física do estúdio.
Já a startup Conectenvios, que atua no ramo de logística, oferece acompanhamento completo do processo de frete por meio de uma plataforma integrada. Para o diretor-comercial, Wigor Cecilio Pimenta, as mentorias proporcionadas pelo Avante Cerrado foram imprescindíveis para adquirir uma visão ampla do mercado e compreender a importância dos investimentos para alcançar escalabilidade. Com os recursos recebidos, a empresa planeja adquirir equipamentos para expandir as operações.
As ações e incentivos fornecidos pelo projeto foram fundamentais para o aquecimento do ecossistema empreendedor do DF. Para os próximos anos, os participantes pretendem consolidar o portfólio e o alcance de seus empreendimentos.
Clique aqui e conheça o catálogo do projeto Avante Cerrado.
*Com informações da Secti-DF