Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
06/09/2024 às 10:13, atualizado em 28/11/2024 às 18:12
Este ano, a premiação contemplará três categorias: Mestre Zezito, Dulcina de Moraes e DJ Jamaika; inscrições ficarão abertas até o dia 23
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) publicou, nesta quinta (5), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Edital nº 31/2024, referente a premiações de agentes culturais utilizando recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). As inscrições estão abertas até o dia 23 deste mês.
Com valor total de R$ 3,5 milhões, as premiações têm o objetivo de reconhecer e valorizar mestres e mestras das culturas populares e tradicionais, artistas do movimento hip-hop e mulheres que se destacam nas artes e na cultura do DF, bem como na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).
Categorias
O edital tem três categorias: Mestre Zezito, DJ Jamaika e Dulcina de Moraes. É primeira vez que mestres e mestras da cultura do saber receberão o reconhecimento. “O prêmio Mestre Zezito é um reconhecimento fundamental a todos os mestres e mestras da nossa cultura popular e tradicional que transferem o saber e a riqueza da nossa cultura de geração em geração”, resume o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.
“Por meio deste edital, temos a possibilidade de reconhecer aqueles que mantêm vivas as tradições e promovem a continuidade das práticas culturais locais”
Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa
Já o prêmio DJ Jamaika tem o objetivo de distinguir artistas e praticantes dos cinco elementos do hip-hop no DF – DJ, danças urbanas, graffiti, rap e conhecimento, além de agentes culturais ligados às batalhas de rima. Nessa premiação, também serão contemplados coletivos e entidades que promovem e desenvolvem essas práticas culturais, incentivando a expressão e inovação no cenário do hip-hop.
O prêmio Dulcina de Moraes, por sua vez, tem como foco mulheres e coletivos ou entidades que se destacam na promoção da cultura do DF, reconhecendo suas contribuições nas áreas artísticas e culturais.
Incentivo
“O FAC oferece apoio financeiro a agentes culturais, e seus projetos são selecionados por editais públicos, viabilizando inúmeras circulações artísticas em todo o DF”, lembra o titular da Secec. “Por meio deste edital, temos a possibilidade de reconhecer aqueles que mantêm vivas as tradições e promovem a continuidade das práticas culturais locais.”
Para as inscrições de mestres e mestras da cultura popular, as perguntas contidas na proposta de candidatura poderão ser respondidas oralmente, gravadas em áudio ou vídeo, devendo a gravação conter todos os itens descritos no formulário de inscrição, respeitando-se a sequência de perguntas.
Os formulários eletrônicos estão disponíveis na seção Chamamento Público, na aba Editais no site da Secec-DF. Esclarecimentos também podem ser solicitados pelo e-mail premiosfac@cultura.df.gov.br e o telefone 3325-6267.
Confira o edital.
*Com informações da Secec