06/09/2024 às 09:28, atualizado em 06/09/2024 às 11:09

Fórum da Controladoria reúne mais de 300 pessoas

Evento destacou o importante papel da governança para melhorar as políticas públicas e os resultados das ações de governo 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nesta quinta-feira (5), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) reuniu mais de 300 pessoas no auditório da Câmara Legislativa do DF para o 3º Fórum de Governança, Inovação e Sustentabilidade: Estratégias para um setor público eficiente. A iniciativa reforça o compromisso do GDF em promover uma gestão pública mais eficiente, inovadora e sustentável. 

Encontro teve palestras e oficinas durante as quais foi reforçada a importância do compartilhamento de experiências de governança | Foto: Divulgação/CGDF

Durante a manhã, foi lançado o Guia Prático para Análise dos Programas de Integridade Privada e celebrada a publicação da Resolução  nº 4/2024, que ocorreu na segunda-feira (2) e trata do modelo de governança pública no DF.  Na parte da tarde foram realizadas quatro oficinas na Escola de Governo do DF (Egov), que tiveram a participação de 80 pessoas. 

“Precisamos estar à frente do nosso tempo”, declarou o controlador-geral do DF, Daniel Lima. “Como gestores, diariamente temos muitas dificuldades, mas estamos motivados. Os comitês internos de governança têm sido fortalecidos para assessorar e enaltecer o fomento na área.”

“Temos que ouvir a população, estabelecer prioridades, definir metas e buscar cumpri-las. Eu sempre digo que o governo acontece na porta do cidadão, não dentro dos gabinetes”

José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou: “A experiência da Secretaria de Educação do DF com o modelo de governança e o apoio prestado pela CGDF tem sido transformadora. Desde a sua implementação, tivemos a oportunidade de observar, na prática, o quanto esse modelo fortalece a nossa gestão. O comitê tem sido essencial para promover o alinhamento de todas as áreas da secretaria, permitindo que  as decisões sejam tomadas de forma mais ágil e assertiva”. 

Também presente no encontro, o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, lembrou: “É preciso saber o que fazer com os recursos disponíveis, pois não são suficientes para tudo.  Então temos que ouvir a população, estabelecer prioridades, definir metas e buscar cumpri-las. Daí vem a  importância da governança: por meio dela vamos garantir a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos. Eu sempre digo que o governo acontece na porta do cidadão, não dentro dos gabinetes. É lá que as coisas acontecem”. 

Palestra

“Fiquei com aquela sensação de que  estamos no caminho certo. É bom a gente aprender com o sucesso e com as dificuldades”

Cecília Fonseca, subcontroladora de governança e compliance da CGDF

O auditor-chefe adjunto de Governança e Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU), Jetro Coutinho, proferiu palestra sobre o que é governança. Ao apresentar levantamentos elaborados em 2021 que mostram como a governança está sendo implementada no governo federal, ele resumiu: “A governança é uma solução inteligente para problemas complexos”. 

A subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF, Cecília Fonseca, manifestou satisfação com a evolução da governança do DF e, dirigindo-se a Jetro Coutinho, afirmou: “Você trouxe em um dos exemplos do governo federal que o executivo de saúde, segurança e educação são os que menos têm governança implementada. Pois essas três áreas, no Governo do Distrito Federal, não só estão muito engajadas na governança no DF, mas fazem parte do Conselho de Governança. Fiquei com aquela sensação de que  estamos no caminho certo. É bom a gente aprender com o sucesso e com as dificuldades”.  

Houve ainda um bate-papo com o tema “Controle interno e social: reforçando a integração como chave para um setor público mais eficiente e transparente”, reunindo, além de Jetro Coutinho e Cecília Fonseca, a ouvidora-geral do DF, Fernanda Oliveira, a subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz, e o auditor de controle interno e coordenador da Rede de Controle do DF, Hamilton  Ruggieri. 

Oficinas práticas  

Com ênfase no aprendizado prático, o 3º Fórum de Governança da CGDF recebeu atividades divididas em quatro temas principais. As oficinas abordaram aspectos essenciais da governança e da integridade no setor público. 

Ouvidora-geral do DF, Fernanda Oliveira falou sobre governança e redesenho de serviços na prática,  levando ao debate a questão de como a governança pode ser aplicada no redesenho de serviços públicos, buscando eficiência e melhores resultados para  a sociedade. 

Cecília Fonseca apresentou oficina sobre incentivo à integridade pública, contando com a participação de especialistas em neurocomunicação. A oficina explorou o uso de insights comportamentais como ferramenta para promover a integridade na administração pública. 

Já a diretora de Políticas Públicas de Governança da CGDF, Letícia Cardoso, coordenou a oficina de análise de programas de integridade privada. O foco foi a aplicação dessas práticas no contexto governamental.  

Por sua vez, a diretora de Comitês Internos de Governança da CGDF, Fabiana de Oliveira, mostrou como implementar um Comitê Interno de Governança (CIG), explicando os passos para a criação e implementação de CIGs, essenciais para fortalecer a gestão estratégica nas secretarias do Distrito Federal. 

*Com informações da Controladoria-Geral do DF