12/09/2024 às 16:44

Matrículas para o Programa RenovaDF podem ser feitas até esta sexta (13)

A iniciativa oferecerá qualificação profissional em auxiliar de manutenção, na área da construção civil, com duração mínima de 240 horas

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

O prazo para que os candidatos selecionados do cadastro reserva para o 3º Ciclo/2024 dos Cursos de Qualificação Profissional e Frente de Trabalho (RenovaDF) foi prorrogado até esta sexta (13), conforme lista divulgada no sítio eletrônico da Sedet. A iniciativa oferecerá qualificação profissional em auxiliar de manutenção, na área da construção civil (com noções de diferentes profissões tais como: carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro, com duração mínima de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas, com até 20 horas semanais, ministrados por órgãos ou entidades reconhecidas e de notória experiência na formação e qualificação de mão-de-obra.

A iniciativa oferecerá qualificação profissional em auxiliar de manutenção, na área da construção civil | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

O Programa RenovaDF visa proporcionar capacitação e qualificação profissional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal. As atividades são destinadas a pessoas que buscam aprimorar suas habilidades e aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. As atividades serão desenvolvidas no âmbito do Distrito Federal, sendo utilizados para as aulas práticas, de interação e qualificação dos equipamentos e espaços públicos.

Sobre o RenovaDF

O RenovaDF consiste em um programa de qualificação profissional da Secretaria de Trabalho, em parceria com a Secretaria de Governo, de atendimento às demandas das Administrações Regionais. Sendo que os cursos são de iniciação profissional e aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), com duração de 240 horas, com quatro horas diárias.

Os alunos recebem capacitação profissional, com noção básica na área de construção civil, com aulas de forma presencial e, enquanto se qualificam, os próprios alunos recuperam os espaços públicos da cidade. Eles recebem kit uniforme, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné, equipamento de proteção individual, lanche e Bolsa Benefício no valor de um salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF)