16/09/2024 às 11:55

GDF promove palestras sobre saúde materno-infantil para servidoras

Iniciativa tem o objetivo de oferecer orientações e esclarecimentos sobre gestação

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

O Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis) do Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a Escola de Governo (Egov), anunciou a realização do ciclo de palestras voltado às servidoras da Administração Direta do DF e do Tribunal de Contas do DF. Com foco especial em gestantes, puérperas, lactantes e tentantes, as palestras têm como objetivo oferecer orientações e esclarecimentos sobre gestação, maternidade e desenvolvimento infantil.

A primeira palestra, marcada para o dia 30 de setembro, terá como tema “Amamentação e desenvolvimento oral – Superando desafios”, destacando a importância dessa prática tanto para a saúde do bebê quanto para a da mãe. Na sequência, no dia 23 de outubro, será abordada “A importância do brincar no desenvolvimento infantil”, ressaltando como as brincadeiras são essenciais para o crescimento saudável da criança. Encerrando a série, no dia 23 de novembro, a palestra “Por que precisamos falar de afeto?” discutirá a relevância do carinho e da atenção emocional no desenvolvimento infantil.

Com foco especial em gestantes, puérperas, lactantes e tentantes, as palestras têm como objetivo oferecer orientações e esclarecimentos sobre gestação, maternidade e desenvolvimento infantil | Foto: Divulgação/Seec-DF

As palestras serão realizadas presencialmente na Escola de Governo (Egov), das 14h às 18h, com uma carga horária de 4 horas por evento. As servidoras interessadas devem se inscrever pelo site da Egov. O link para inscrição na palestra do dia 30 de setembro já está disponível, enquanto os links para os meses de outubro e novembro serão disponibilizados em breve no site da Egov.

“Além de promover a saúde e o bem-estar das servidoras, o programa também busca fortalecer o vínculo entre mãe e filho, garantir melhores condições para o desenvolvimento infantil e apoiar a amamentação no ambiente de trabalho. As servidoras que desejam concorrer a vagas no Berçário Institucional Buriti podem participar dessas capacitações para obter a pontuação necessária para a admissão no berçário, que é coordenado pelo Proamis”, explicou a subsecretária de Valorização do Servidor, Tânia Monteiro.

Segundo o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, “a iniciativa reflete o compromisso do GDF em integrar a atenção materno-infantil ao ambiente de trabalho, promovendo condições que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida’’.

*Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)