Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
21/09/2024 às 11:10, atualizado em 21/09/2024 às 11:42
Em construção, a estrutura está sendo preparada para receber restos de obras, podas e galhadas, móveis velhos, materiais volumosos e itens recicláveis a serem dispensados pelos moradores do bairro
Com o objetivo de combater o descarte irregular de resíduos na Granja do Torto, o setor habitacional vai passar a contar com o primeiro Ponto de Entrega de Pequenos Volumes (PEV), também conhecido como papa-entulho. O espaço está sendo construído em um terreno na Vila Wesley Roriz. Serão mil metros quadrados destinados ao recebimento de restos de obras, podas e galhadas, móveis velhos, materiais volumosos e itens recicláveis. Cada cidadão poderá descartar até um metro cúbico de resíduos por viagem.
O projeto do novo PEV inclui uma área toda pavimentada em bloquetes intertravados com uma rampa para facilitar a descarga dos resíduos da construção civil. O espaço também prevê baias cobertas para receber materiais volumosos, podas e recicláveis, além de uma estrutura administrativa para abrigar o responsável pela unidade, que fará o controle do material e os serviços de zeladoria e manutenção. O terreno será todo cercado. O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), é de mais de R$ 300 mil.
“Tentamos fazer um espaço levando em consideração as lições e as melhorias dos projetos mais antigos. Buscamos fazer uma instalação visualmente agradável para passar uma imagem contrária da visão popular e comum em relação ao tratamento de resíduos”, explicou o gerente de acompanhamento da Coordenação de Planejamento e Avaliação de Obras e Serviços do SLU, Fernando Pereira.
De acordo com o gerente, mais da metade dos serviços já foi executada na obra. A terraplanagem e a estrutura da plataforma de descarga foram finalizadas. As estruturas de alvenaria da casa administrativa e das baias estão em fase final de construção. Nas próximas semanas serão feitos o reboco, a urbanização e o acabamento final.
A construção do ponto de entrega era uma demanda dos moradores da Granja do Torto. O administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira, diz que esse será o primeiro ponto de toda a região administrativa. “Era uma coisa que as pessoas pediam muito, um ponto de descarte correto de resíduos. Estamos instalando o primeiro da RA 18 e, em breve, serão instalados outros para atender mais áreas da região. Estamos fazendo um mapeamento das áreas”, explica.
Papa-entulhos
A criação de mais um local de descarte correto faz parte das ações do GDF para erradicar antigos lixões e conscientizar a população sobre a importância de descartar regularmente os resíduos não convencionais, que não devem ser depositados em áreas públicas nem no lixo comum. Atualmente, o DF conta com 23 unidades de papa-entulhos em operação. Além do PEV da Granja do Torto, estão em construção unidades em Riacho Fundo II, Itapoã e Planaltina.
Os resíduos de obras e podas entregues nos PEVs são levados para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), onde passam por um processo de reciclagem. Aproximadamente 20% dos materiais são transformados em brita, areia e outros produtos. Os materiais recicláveis são encaminhados para cooperativas, e os volumosos em condições de uso são doados. Mais informações neste link.