22/09/2024 às 09:10, atualizado em 22/09/2024 às 12:51

Inovação para agricultura familiar marca o início da 24ª Semana do Pimentão

Evento realizado no Núcleo Rural Taquara destacou tecnologias para aumentar a produtividade e enfrentar os desafios no campo; cerca de 450 produtores rurais participaram da ação

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

A 24ª Semana do Pimentão no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina, começou neste sábado (21) com o Dia Especial de Mecanização e Automatização para a Agricultura Familiar. O evento reuniu aproximadamente 450 pessoas interessadas em conhecer novas tecnologias que podem auxiliar o trabalho diário nas propriedades rurais, tornando-o menos penoso e ajudando a suprir a crescente falta de mão de obra no campo.

A 24ª Semana do Pimentão no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina, começou neste sábado (21) e segue até o dia 29 de setembro | Fotos: Divulgação/ Emater-DF

O evento, que segue até o dia 29 de setembro, integra agricultura, tecnologia e cultura, promovendo a troca de conhecimentos entre produtores e profissionais do setor. Cleison Duval, presidente da Emater-DF, ressaltou a importância de eventos como esse para a qualificação e inovação no meio rural. “Este evento é o ponto de partida da Semana do Pimentão, que será repleta de capacitações. Aproveitem essa oportunidade, porque estamos aqui para resolver as demandas dos produtores, ajudando a aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida no campo”, destacou.

Oportunidades

“Estamos trazendo inovações que facilitam o dia a dia no campo, suprindo a falta de mão de obra e promovendo maior eficiência nas atividades rurais”

Cleison Duval, presidente da Emater-DF

Maquinários e implementos apresentados por 16 empresas parceiras foram os principais focos do primeiro dia de evento, trazendo soluções inovadoras para pequenos produtores. Pedro Paulo, secretário-executivo de Agricultura, enfatizou a relevância dessas novas práticas para o setor, especialmente na prevenção de queimadas e na redução dos impactos ambientais.

“Hoje, com os equipamentos apresentados, temos a oportunidade de evitar práticas agrícolas prejudiciais, como as queimadas, que trazem tantos problemas ao meio ambiente. Além disso, estamos trabalhando em políticas que facilitem o acesso dos produtores a esses equipamentos por meio de acordos e parcerias”, afirmou o secretário.

A demonstração de maquinários voltados para a agricultura familiar, como sistemas de irrigação automatizados e ferramentas de plantio mecanizado, chamou a atenção dos participantes. “Estamos trazendo inovações que facilitam o dia a dia no campo, suprindo a falta de mão de obra e promovendo maior eficiência nas atividades rurais”, reforçou Cleison Duval.

Maquinários e implementos apresentados por 16 empresas parceiras foram os principais focos do primeiro dia de evento, trazendo soluções inovadoras para pequenos produtores

Maurício Rezende, presidente da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cotaquara), também destacou a importância da troca de experiências durante o evento. “Estar aqui trocando ideias e aprendendo com os outros produtores é muito enriquecedor. Além disso, a partir do dia 24, teremos palestras técnicas voltadas para a agricultura familiar, finalizando a semana com momentos de lazer para as famílias da comunidade”, comentou.

Parcerias e políticas públicas

Durante o evento, Vanderley Ziger, Secretário Nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), destacou a importância da articulação entre os governos federal e distrital para que os recursos e programas de incentivo cheguem ao pequeno produtor.

“Estamos empenhados em garantir que as políticas públicas, como o Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] e os programas de crédito, cheguem ao agricultor familiar de forma eficiente. Não adianta lançar uma linha de crédito se o produtor não consegue acessá-la”, comentou Ziger, que também reforçou o compromisso de trabalhar junto com a Emater-DF e a Câmara Federal para superar os entraves burocráticos.

A Semana do Pimentão seguirá com uma série de palestras técnicas e atividades culturais, consolidando o evento como um importante espaço de aprendizado e troca de experiências para os agricultores do DF. “A união de esforços entre os órgãos públicos é essencial para fortalecer a agricultura familiar e garantir que essas inovações cheguem ao campo”, concluiu Cleison Duval.

*Com informações da Emater-DF