27/09/2024 às 14:24, atualizado em 27/09/2024 às 15:56

Noventa e seis representantes de órgãos do GDF participam de oficinas sobre Lei de Acesso à Informação

A Controladoria reuniu as autoridades de monitoramento da LAI para pensar em soluções de forma realista

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

A Controladoria-Geral do DF (CGDF) recebeu 96 representantes de órgãos do Governo do Distrito Federal no 3º Encontro de Autoridades de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI), na terça-feira (24). Em um formato de oficina, o evento dividiu os participantes em três grupos onde puderam apresentar propostas práticas e realistas que possam ser implementadas pelos órgãos a fim de melhorar o acesso à informação e, também identificar os obstáculos do dia a dia.

Em oficina, representantes de órgãos do GDF discutiram formas de melhorar ainda mais as entregas à população | Foto: Divulgação/CGDF

“O formato de oficina gera uma melhor adesão e participação dos envolvidos e acreditamos que seja uma opção válida para a confecção do Plano de Ação”, explicou a subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz. A partir dessas oficinas, ao final do dia foram apresentadas as propostas e, cinco delas foram escolhidas por meio de votação. As mais votadas foram:

1. Requisitos para escolha da Autoridade de Monitoramento;
2. Capacitação da Autoridade de Monitoramento;
3. ⁠Instituição da Semana de Capacitação da LAI;
4. ⁠Incluir a LAI nos cursos de formação e progressão das carreiras do GDF;
5. ⁠Capacitação ministrada pela CGDF com casos práticos.

De acordo com a subcontroladora Rejane, as cinco propostas serão inseridas no Plano de Aprimoramento de Competência dos Servidores para ser executado em 2025/2026.

Participantes

As expectativas dos participantes giravam em torno do direcionamento dado pela CGDF para melhorar ainda mais as entregas à população. “Um evento como este é importante porque garante um preparo ainda melhor dos servidores no atendimento à população”, pontuou Michelle Cotta, representante da UnDF.

Para o servidor da Secretaria de Desenvolvimento Social André Pereira, “esta é a oportunidade para a troca de experiências e boas práticas, de aprimorar os procedimentos e aprender mais com quem mais entende do assunto”.

Quem participou do 3º Encontro elogiou a programação: “É a primeira vez que eu participo e este formato me permitiu uma maior integração com outros órgãos e isso vai ser muito bom para o meu dia a dia”, disse o servidor Arthur Luiz Silva, representante do Arquivo Público do DF. “Estar reunido com diversos órgãos nos ajuda a achar a melhor forma de atender a população”, completou Magali Knupp, representante da Secretaria de Obras do Distrito Federal.

*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)