01/10/2024 às 18:47

Centro de gestão integrada para monitoramento de obras é inaugurado

Iniciativa da Novacap visa modernizar o acompanhamento dos serviços da companhia

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deu mais um passo rumo à modernização. Começou a funcionar nesta semana, o Centro de Gestão Integrada (CGI). Lançado no dia 19 de setembro, durante o aniversário de 68 anos da empresa pública, a nova unidade permite o monitoramento em tempo real das obras executadas ou contratadas, promovendo eficiência no acompanhamento dos serviços.

O CGI vai permitir o monitoramento em tempo real das obras executadas ou contratadas, tornando mais eficiente o acompanhamento dos serviços | Foto: Divulgação/Novacap

O CGI tem como objetivo principal organizar informações, reunindo dados importantes para gerenciar o trabalho. A unidade pretende responder rapidamente às necessidades que surgem durante a execução dos projetos, facilitando a tomada de decisões e a realização de ações corretivas, quando necessário. O centro busca, ainda, identificar e eliminar problemas que possam atrasar os serviços, tornando o processo mais eficiente.

Outra prioridade é usar recursos de forma mais inteligente, garantindo que tanto os requerimentos próprios quanto os de terceiros sejam alocados adequadamente. O CGI visa melhorar a logística, ou seja, a entrega de equipamentos, produtos e serviços, para que cheguem aos locais certos de maneira rápida. Além disso, o centro tem como meta aumentar a eficiência dos processos de negociação, promovendo um fluxo de trabalho ágil e produtivo.

Por fim, o setor servirá como canal de comunicação entre a Novacap e a população, permitindo que os cidadãos acompanhem o andamento das obras e serviços em tempo real.

“A Novacap é a responsável por fazer a construção, manutenção, zeladoria e conservação de todo o DF. Então, centralizamos em um ambiente de monitoramento os dados dessas ações, para que consigamos posicionar a empresa nessa questão de inteligência operacional para fundamentar as decisões”, explica o presidente da companhia, Fernando Leite.

De acordo com o gestor, o centro vai ter constantes atualizações e, entre os próximos passos, está estreitar a comunicação com o cidadão, de modo que as demandas provenientes das cidades, por meio das administrações ou da Ouvidoria, passem a ser recebidas e encaminhadas por um sistema próprio.

*Com informações da Novacap