03/10/2024 às 16:13, atualizado em 07/10/2024 às 14:27

Sistema de drenagem no Córrego Bananal vai passar por readequação

Novacap prepara licitação para contratar empresa que vai cuidar do serviço; investimento será da ordem de R$ 1,4 milhão

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vai contratar empresa para a execução de obras de readequação do lançamento do sistema de drenagem de águas pluviais no Córrego Bananal, na Bacia Hidrográfica do Lago Paranoá, nas proximidades do Setor de Oficinas Norte (SOF Norte).

O valor estimado a ser investido na contratação é R$ 1.486.466,70. Assim que o acordo for firmado, a expectativa é que o serviço seja concluído em até 120 dias úteis. A licitação está aberta e ocorre na modalidade pregão, com critério de julgamento pelo menor preço e regime de execução por empreitada por preço unitário. As propostas devem ser apresentadas em conformidade com as especificações técnicas do edital.

Equipes do Polo Norte fazem ações na Fercal e ajudam a resolver o problema que chegou a ser classificado como de risco amarelo pela Defesa Civil, com erosão e invasão de água nas residências às margens da DF-205 | Foto: Divulgação/ Novacap

O edital e os anexos estão disponíveis em www.licitacoes-e.com.br ou www.novacap.df.gov.br. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelos números 3403-2321 e 3403-2322, nos dias úteis.

Ações realizadas

Em 2020, equipes do GDF atuaram na construção de uma galeria pluvial no Núcleo Rural Boca do Lobo, no Engenho Velho. O Polo Norte faz uma série de ações na Fercal nesta semana, e, agora, ajuda a administração regional a resolver o problema que chegou a ser classificado como risco amarelo pela Defesa Civil, com erosão e invasão de água nas residências às margens da DF-205. Outros serviços também são realizados pelo DF.

Foram cerca de 100 metros de construção na estrada rural, próximo ao Córrego Bananal, onde não havia captação adequada para a água da chuva, que causava erosão no leito do córrego e colocava casas em situação de risco.

As obras beneficiaram 20 famílias que vivem na região e sofriam com constantes alagamentos. A ação teve como objetivo minimizar a potência do fluxo da água que chegava com a chuva.

Um ano depois, atendendo a uma antiga demanda dos moradores da comunidade Bananal, na Fercal, o GDF construiu uma nova galeria de águas pluviais na rua principal da região. A estrutura tem 35 novas manilhas de um metro de diâmetro, que reforçam a rede de captação e vazão das águas pluviais, tendo em vista a temporada de chuvas.

As manilhas foram instaladas no solo para captarem a água a ser dispersada no Córrego Bananal.

*Com informações da Novacap