08/10/2024 às 18:25

Programa Profissão Saúde oferecerá capacitação gratuita para profissionais de enfermagem no DF

Parceria entre Sejus e Senac beneficiará enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que não ingressaram no mercado de trabalho em sua área de formação; são 600 vagas, com inscrições abertas até o dia 20

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Nesta terça-feira (8), a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), lançou o Programa Profissão Saúde – Seu Primeiro Emprego na Enfermagem, uma iniciativa que visa capacitar e qualificar profissionais da área de Enfermagem, oferecendo cursos gratuitos e oportunidades para ingresso no mercado de trabalho.

“A parceria entre a Sejus e o Senac-DF no programa Profissão Saúde reforça o nosso compromisso em oferecer oportunidades reais de transformação social”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, nesta terça-feira (8) | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

O programa oferece dois cursos principais: Procedimentos Básicos de Enfermagem e Protocolos de Aplicabilidade na Prática Clínica, e Atualização em Procedimentos Técnicos aos Profissionais de Enfermagem. Ambos são destinados a enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem do Distrito Federal que ainda não conseguiram colocação em suas áreas de formação. O objetivo é garantir que esses profissionais tenham a qualificação necessária para atuar com competência e segurança no setor de saúde.

As inscrições já estão abertas por meio do site do Senac-DF e seguem até o dia 20 de outubro, com regras específicas, como idade mínima de 18 anos para o curso de Atualização e 21 anos para o curso de Procedimentos Básicos

A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, destacou a importância da iniciativa. “A parceria entre a Sejus e o Senac-DF no programa Profissão Saúde reforça o nosso compromisso em oferecer oportunidades reais de transformação social. Este projeto, focado na capacitação de profissionais da área de enfermagem, visa garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham a chance de aprimorar suas habilidades, aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.”

O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, ressalta que o programa representa uma ótima oportunidade para os profissionais da área de enfermagem do DF. “Trata-se de uma opção interessante para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem se capacitarem e se atualizarem em um momento em que a saúde é prioridade para todos nós”, explica. “Estamos comprometidos em garantir um atendimento de qualidade, e isso começa com a formação”, destaca Vitor.

Todos os alunos matriculados terão direito a seguro de vida durante o período de prática supervisionada hospitalar, e aqueles que concluírem o programa com aprovação receberão um certificado

As inscrições já estão abertas por meio do site do Senac-DF e seguem até o dia 20 de outubro, com regras específicas, como idade mínima de 18 anos para o curso de Atualização e 21 anos para o curso de Procedimentos Básicos. Além disso, é necessário que o candidato possua o diploma ou certificado correspondente à área de atuação e esteja regularmente registrado no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF).

A duração do curso, gratuito, é de 18 meses. Ao todo, são 600 vagas e terão preferência para as inscrições 50% dos profissionais pertencentes aos seguintes grupos: oriundos de famílias em situação de pobreza, nos termos da Lei nº 14.601, de 19 de junho de 2023; mulheres vítimas de violências doméstica; mulheres que sejam chefes de família; pretos, pardos e indígenas assim declarados; pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+.

Cursos oferecidos

Os dois cursos do programa Profissão Saúde, Procedimentos Básicos de Enfermagem e Protocolos de Aplicabilidade na Prática Clínica, e Atualização em Procedimentos Técnicos aos Profissionais de Enfermagem terão turmas nos turnos matutino e vespertino e acontecerão, preferencialmente, no Centro de Educação Profissional Antônio Matias – Saúde, localizado na 903 Sul, em Brasília.

Todos os alunos matriculados terão direito a seguro de vida durante o período de prática supervisionada hospitalar, e aqueles que concluírem o programa com aprovação receberão um certificado de conclusão, garantindo sua qualificação para o mercado.

“O Senac vai qualificar esses profissionais para que eles tenham condições de ingressar no mercado de trabalho”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

*Com informações da Sejus-DF