Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/10/2024 às 16:13, atualizado em 16/10/2024 às 15:40
Fato incomum aconteceu em uma árvore no Jardins Mangueiral
Os ipês-brancos perdem todas as folhas na época de floração, quando ficam completamente brancos. Ter folhas e flores ao mesmo tempo é algo incomum. No entanto, um exemplar fugiu à regra e proporcionou uma situação raríssima. Ele fica nos Jardins Mangueiral, e seu visual contrasta o verde com o branco.
A floração do ipê-branco é intensa e dura poucos dias, pois a árvore precisa retomar a produção de folhas para realizar a fotossíntese e se nutrir. Para economizar energia, as plantas descartam as folhas e florescem para atrair polinizadores.
De acordo com o engenheiro florestal Tiago Alencar de Araujo, do Departamento de Parques e Jardins da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o ipê, assim como todos os seres vivos, produz hormônios. Um deles é responsável pela queda de folhas, e outro, pela floração. Um atua antes e o outro depois, dificilmente juntos.
Segundo o especialista, o fenômeno pode estar ligado a aspectos externos – no caso, a mudanças de temperaturas e condições climáticas, com o período mais extenso de seca e o atraso nas chuvas. Tiago não acredita que a árvore esteja com algum problema de saúde, apenas com uma momentânea alteração hormonal. Conforme ele explica, essa condição de flores e folhas ao mesmo tempo é mais relacionada aos ipês rosa.
Plano anual de arborização
A Novacap executa, anualmente, um plano de arborização. A instituição atua no plantio de mudas em todas as regiões administrativas do DF, serviço que resultou em mais de 5,5 milhões de árvores espalhadas por diversas regiões da capital federal.
Para este ano, o objetivo é plantar 100 mil árvores. O projeto inclui uma variedade de espécies, mas os ipês ganham destaque. Com a volta das chuvas, a plantação é intensificada.
*Com informações da Novacap