23/10/2024 às 09:48, atualizado em 23/10/2024 às 12:50

Último dia para acessar serviços públicos gratuitos no CEI Mais Saudável e Feliz, em Ceilândia

Evento oferece aos moradores da cidade mais populosa do DF desde emissão de documentos e atendimentos médicos até a participação em oficinas e palestras

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo

Esta quarta-feira (23) é o último dia para a população de Ceilândia acessar serviços essenciais durante o evento CEI Mais Saudável e Feliz, organizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), no estacionamento da Administração Regional. A ação social é realizada em alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, campanhas que promovem a conscientização e o combate ao câncer de mama e ao câncer de próstata.

Durante o evento, os moradores da cidade mais populosa do DF têm acesso a uma variedade de serviços, desde a emissão de documentos até a participação em oficinas e palestras educativas. 

Hoje é o último dia para a população de Ceilândia acessar serviços essenciais durante o evento CEI Mais Saudável e Feliz | Fotos: Divulgação/Administração de Ceilândia

A expectativa é de que 2 mil atendimentos sejam realizados ao longo dos dois dias de ação, que teve início na manhã desta terça (22). “São serviços que essa comunidade precisa e é importante o governo estar fazendo o seu papel, se fazendo presente, especialmente, para suprir carências dos moradores da cidade”, destaca o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende. 

Na área da saúde, por exemplo, a população poderá aproveitar para atualizar a caderneta de vacinação e cuidar da prevenção de doenças. “Essa ação em Ceilândia é mais um dos esforços da nossa gestão para levar saúde e prevenção aos locais de grande circulação”, destaca a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio. 

“Isso representa o exercício pleno do que é o Sistema Único de Saúde (SUS), quando nos locomovemos para perto das residências e levamos os nossos serviços. Estamos alinhados com o movimento nacional de ações extramuros, em especial, de levar vacinação para aquele cidadão que não tem disponibilidade de ir até a uma unidade básica de saúde durante o horário comercial ou por diversos outros motivos”, completa a titular da pasta. 

Na ocasião, também será possível emitir a Carteira de Trabalho Digital, realizar cursos profissionalizantes e obter informações sobre vagas de emprego e Seguro-Desemprego. Além disso, os trabalhadores podem solicitar a Cesta do Trabalhador, um benefício concedido pelo GDF para auxiliar a população em situação de vulnerabilidade.

Para os microempreendedores, o evento traz orientações sobre microcréditos do programa Prospera, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, que apoia o desenvolvimento de pequenos negócios locais. 

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) estará no evento prestando esclarecimentos sobre o Programa Habilitação Social, que concede a CNH gratuita para a população de baixa renda. A autarquia ainda realizará consultas sobre débitos de veículos, emitirá certidões de nada consta e promoverá ações educativas sobre segurança no trânsito.

Outro destaque será a presença da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), que apresentará o programa Morar Bem, voltado para a oferta de moradias a famílias com renda de até 12 salários mínimos.

Na estrutura montada no estacionamento da Administração Regional, uma variedade de serviços estão sendo oferecidos, desde a emissão de documentos até serviços de beleza

Já na carreta do Na Hora, será possível tirar dúvidas sobre impostos como IPTU, TLP e IPVA, além de informações sobre parcelamento de débitos junto à Secretaria de Fazenda do DF.

A Defensoria Pública do DF também se faz presente no evento, orientando a população sobre como acionar a Justiça para casos de alimentos, divórcios e uniões estáveis, sem custos com advogados.

CEI Mais Saudável e Feliz

→ Quarta-feira (23)
→ Estacionamento da Administração Regional de Ceilândia
→ De 9h às 17h.

23/10/2024 - Último dia para acessar serviços públicos gratuitos no CEI Mais Saudável e Feliz, em Ceilândia