28/10/2024 às 09:17

Mais de 7,8 mil nomeações, reajuste salarial e avanços no plano de saúde marcam Dia do Servidor Público

Quadro funcional da administração do GDF celebra conquistas e novos benefícios na data comemorativa nesta segunda (28)

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

O reforço no estafe de servidores públicos tem como objetivo direto a melhoria do atendimento prestado à população. Mas traz, consigo, outros benefícios: desafoga a jornada dos colaboradores, alivia a pressão sobre os gestores e, consequentemente, amaina o ambiente de trabalho. Por isso, tão comentada foi a nomeação dos 7,8 mil novos profissionais de janeiro a setembro de 2024 pelo governador do DF, Ibaneis Rocha.

O governador Ibaneis Rocha sancionou, em maio de 2023, o reajuste de 18% para os servidores públicos efetivos do GDF e de 25% para ocupantes de cargos em comissão; aumento linear é o maior já concedido na história do Distrito Federal | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A lista contemplou as áreas mais sensíveis da administração, como Saúde, Educação e Segurança. Apenas em uma única ocasião, foi feito o chamamento de 3,1 mil concursados. O Dia do Servidor Público é comemorado na próxima segunda-feira (28), para a qual foi estabelecido ponto facultativo no Distrito Federal. A data surgiu em 1943, por decisão do então presidente Getúlio Vargas.

“Estamos seguindo a orientação do governador Ibaneis Rocha: trabalhar com planejamento, segurança jurídica, orçamentária e financeira. Investindo na qualidade de vida do servidor público do DF para que isso reflita lá na ponta, na melhoria do atendimento às demandas da população do DF”

Ney Ferraz, secretário de Economia

Do ponto de vista de recomposição salarial, o GDF quitou, em agosto, a segunda parcela do reajuste linear de 18%. Cerca de 200 mil ativos, aposentados e pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional foram beneficiados com a medida.

O reajuste incide sobre vencimentos, proventos e pensões do funcionalismo local e foi dividido em três etapas de pagamento. A terceira será efetuada em 2025 (6%), num total de 18%. O custo para os cofres, só neste ano, foi estimado em mais de R$ 2,6 bilhões.

“Estamos seguindo a orientação do governador Ibaneis Rocha: trabalhar com planejamento, segurança jurídica, orçamentária e financeira. Investindo na qualidade de vida do servidor público do DF para que isso reflita lá na ponta, na melhoria do atendimento às demandas da população do DF”, afirma o secretário de Economia, Ney Ferraz.

Além disso, o GDF tomou outras medidas relevantes para estimular o desempenho e elevar a satisfação funcional. Fortaleceu e ampliou, por exemplo, o GDF Saúde – que hoje é aceito por hospitais de referência como o Sírio-Libanês, de Brasília.

O governo também criou um auxílio odontológico para todos os servidores, que já podem aderir a planos do mercado, com o subsídio de até R$ 30 na mensalidade. Os servidores também se beneficiaram com um convênio firmado entre a Secretaria de Economia (Seec) e instituições financeiras para oferta de adiantamento salarial sem juros.

Em março, o Berçário Institucional Buriti do GDF comemorou dois anos | Foto: Bené Mendonça/Seec

“Estamos trabalhando em várias frentes, buscando parceiros e construindo caminhos para ajudar o nosso funcionalismo a ter mais saúde e qualidade de vida. O resultado dessa política é sentida em todo o Distrito Federal, na economia, na saúde e no dia a dia das cidades”, completa Ferraz.

Do ponto de vista de capacitação, o GDF ampliou a oferta de cursos, em quantidade e temas, ofertados pela Escola de Governo do Distrito Federal (Egov). De janeiro até setembro, foram mais de 27,3 mil certificados emitidos, sendo 17 mil do tipo Educação à Distância (EaD). No total, a escola ofertou um quadro de 555 turmas em cursos, em diferentes modalidades.

Programação

A programação da Secretaria de Economia (Seec-DF), por meio da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), para homenagear os servidores continua até quarta-feira (30). Neste dia, por exemplo, está previsto o Voz da Casa, iniciativa que, pela primeira vez, terá uma apresentação musical com filhos de servidores do GDF, a dupla sertaneja Robson e Thiago, a partir das 12h30, no Espaço Qualidade de Vida, no 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti.

No mesmo dia acontece o Dia da Beleza, com sessão de limpeza de pele e maquiagem. Das 11h às 15h, na Academia Buriti, térreo do Anexo do Palácio do Buriti. Basta agendar pelo 3313-8136 (WhatsApp). Também na Academia Buriti, no térreo, haverá aulas de fortalecimento muscular das mamas, com a professora Sueli Moraes. É uma atividade relacionada ao Outubro Rosa. Horários: 11h, 12h10, 17h e 18h30.

Ainda na quarta (30) tem a Feira de Orgânicos, das 8h às 12h, na passarela da entrada norte do Anexo do Palácio do Buriti. Na quarta (30) e na quinta (31) acontece a Feira Pet, das 9h às 16h, na Secretaria de Saúde, Edifício PO 700. Por fim, no dia 29, a cerimônia de premiação do Concurso de Desenho 2024, às 14h, no Plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

*Com informações da Seec-DF