30/10/2024 às 18:14, atualizado em 30/10/2024 às 18:35

Moradores de Santa Maria aproveitam primeiro dia do Saúde Mais Perto do Cidadão

Programa itinerante do GDF estará na cidade até sábado (2/11) com a oferta de consultas e exames médicos gratuitos para a população

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo

Nesta quarta-feira (30), os moradores de Santa Maria tiveram a oportunidade de cuidar da saúde sem sair da região administrativa por meio do programa Saúde Mais Perto do Cidadão. O projeto itinerante do Governo do Distrito Federal (GDF) oferece, até sábado (2/11), atendimentos gratuitos em saúde nas mais diversas especialidades médicas.

O programa Saúde Mais Perto do Cidadão chegou a Santa Maria nesta quarta-feira (30) e fica na cidade até sábado (2/11), oferecendo atendimentos gratuitos em diversas especialidades | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A estrutura está montada no estacionamento do ginásio poliesportivo, na QC 01, ao lado do Restaurante Comunitário. No local, a população pode acessar serviços de clínica médica, ginecologia, cardiologia e mais, além de exames como mamografia e ultrassonografia, com senhas distribuídas a partir das 6h30.

A aposentada Maria das Neves, 62 anos, conhece bem a importância de um atendimento médico próximo e acessível. Com um histórico de luta contra o câncer – doença que enfrentou e superou há cerca de 12 anos –, a estudante agora lida com complicações nos joelhos, um efeito colateral das medicações usadas no tratamento oncológico.

Para a moradora de Santa Maria, a chegada do Saúde Mais Perto do Cidadão na cidade representa muito mais que conveniência: é a chance de acessar cuidados médicos de qualidade sem precisar sair da sua comunidade. “É uma excelente ajuda para a população, fica mais perto da gente. Eu acho mais prático, mais perto de casa e o atendimento é maravilhoso. Nota 10; perfeito”.

A dona de casa Benedita Ferreira, 66 anos, ficou sabendo que o programa estava na cidade por meio dos canais oficiais do GDF e não perdeu tempo: “Vim logo fazer a ecografia da mama e terei consulta com o endocrinologista. A gente estava precisando muito desse serviço. Aqui, a gente faz de tudo – exame de sangue, urina, ecografia… É maravilhoso”.

Para acessar os serviços, Benedita e os outros pacientes só precisaram apresentar a carteira de identidade, o CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, também é preciso informar um número de telefone para contato.

A dona de casa Benedita Ferreira elogiou o programa Saúde Mais Perto do Cidadão: “Aqui, a gente faz de tudo – exame de sangue, urina, ecografia… É maravilhoso”

Resultados

Os resultados dos exames feitos no Saúde Mais Perto do Cidadão podem ser retirados no local da coleta a partir do dia seguinte. Eles também poderão ser enviados via WhatsApp (99812-6936), pelo sistema do laboratório de forma automática assim que concluídos e liberados.

Para consultar o resultado via WhatsApp, basta encaminhar uma foto do documento de identificação e aguardar o envio do laudo em PDF ou via link. A senha do link é a data de nascimento do próprio paciente.

O prazo para entrega dos exames de sangue é de 48 horas, para os de urina, 72 horas, e Prevenção (PCCU) é de 15 dias.

Na estrutura montada no estacionamento do ginásio poliesportivo, na QC 01, a população pode acessar serviços de clínica médica, ginecologia, cardiologia e oftalmologia, entre outras especialidades

Atendimentos

Criado em agosto, o Saúde Mais Perto do Cidadão já realizou 96 mil atendimentos em várias regiões administrativas do Distrito Federal.

A última cidade visitada pela iniciativa foi o Gama. Antes, receberam o projeto as regiões administrativas de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Riacho Fundo II e Recanto das Emas. Ainda estão previstas edições em São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Brazlândia, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II.

30/10/2024 - Moradores de Santa Maria aproveitam primeiro dia do Saúde Mais Perto do Cidadão