01/11/2024 às 17:05

Livro aponta caminhos para integrar ensino médio e educação profissional no Brasil

Obra ‘Caminhos Paralelos ou Entrelaçados?’ conta com o apoio da FAPDF

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O livro Ensino Médio e Educação Profissional: Caminhos Paralelos ou Entrelaçados?, foi lançado em Brasília na quinta-feira (30). A obra, organizada pela pesquisadora Fernanda Marsaro dos Santos e pelo professor Cândido Alberto Gomes, propõe um modelo capaz de integrar a formação básica do estudante às necessidades da vida profissional. Com a contribuição de instituições estrangeiras, como a Universidade do Porto, em Portugal, o livro oferece dados para a criação de políticas públicas para o futuro da educação, com foco nas demandas do mercado de trabalho.

O livro reúne pesquisas e experiências nacionais e internacionais, detalhando como o ensino técnico e profissional pode atender melhor às necessidades dos jovens e às exigências do mercado. Mais do que uma obra acadêmica, Ensino Médio e Educação Profissional: Caminhos Paralelos ou Entrelaçados? é uma ferramenta estratégica para educadores, gestores e formuladores de políticas públicas, abordando temas como a formação integral dos estudantes e o impacto das políticas educacionais no desenvolvimento socioeconômico do país.

Livro com apoio da FAPDF aborda temas como a formação integral dos estudantes e o impacto das políticas educacionais no desenvolvimento socioeconômico do país | Foto: Divulgação/ FAPDF

A publicação da obra foi possível graças ao fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), por meio do Edital Demanda Espontânea (2023), no valor de R$ 137 mil. Parte deste investimento foi destinada a equipar com impressoras, notebooks e projetores, cinco escolas públicas do Distrito Federal, escolhidas como pontos focais da pesquisa no DF.

O presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, reforçou o compromisso da fundação com o desenvolvimento de uma educação de qualidade, acessível e transformadora. “Apoiar a educação é construir bases sólidas para uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida. Cada investimento que fazemos é uma aposta no potencial humano do Distrito Federal”, destacou.

*Com informações da FAPDF